Gastronomia etc.

Salt ZN: a pizzaria do Prior do BBB em São Paulo

A Salt ZN – ou como alguns já chamam: pizzaria do Prior – na região de Santana, Zona Norte de São Paulo, possui um salão amplo de decoração industrial e pizzas ao estilo napolitano, com massa de longa fermentação, pouca cobertura e tamanho individual. 

A pizzaria, inaugurada em maio de 2019, dobrou seu número de seguidores no Instagram após a entrada de um de seus sócios, Felipe Prior, no BBB20. E também o número de clientes, por isso se você tem disponibilidade, visite a casa durante a semana, pois aos finais de semana costuma ter bastante fila de espera.

Eu particularmente adoro as pizzarias do principal bairro e um dos mais antigos da Zona Norte de São Paulo. E a Salt ZN me conquistou no primeiro olhar, pois possui uma gastronomia bem descolada, ambiente sem janelas, arejado e com cozinha de vidro de onde saem pratos do cardápio que disputam atenção com as já famosas pizzas. 

pizzaria do Prior
Salt ZN -Mozarela Stiks, Pizza de prosciutto Crudo (foto do meio), Sanduíches de pastrami e prosciutto, crostini de parmesão com alecrim (foto de baixo)

Com apresentações estilosas, a pizzaria do Prior é quase um gastrobar nova iorquino, com diversos pratos inspirados na cidade americana. As pizzas possuem um tipo de massa diferente das pizzas paulistas, elas são mais leve, com espessura nem muito fina, nem muito grossa e com uma leve crocância nas bordas. Entre as mais pedidas estão a funghi com alho poró, o Proscuitto Speciale (feita com molho de tomate, burrata, presunto cru e tomate cereja confit) e a pizza preferida de Prior, a Diávola, feita com queijo caccio cavalo, salame diavolo, tomate cereja, parmesão manjericão e mel. Para acompanhar, a Salt ZN oferece azeite um leque de azeites, têm de limão siciliano, de manjericão e de peperoncino italiano.

O menu começa com opções para compartilhar —  tábua de frios, porção de crostini, bolinho de costela com queijo de cabra, croqueta de pastrami, Burrata (servida com tomate pelati, pesto de rúcula, azeite e o pãozinho da casa que é feito na hora) e Steak Tartare, (feito com filé mignon cru temperado, finalizado com gema de ovo caipira e crostini feito com a própria massa da pizza) são alguns exemplos de entradinhas. O local oferece também chopes, caipirinhas, drinks – como o Passion Fruit (sem álcool), Tea Tonic e o New York Sour -, além de um menu dedicado às gins-tônicas.

pizzaria do Prior
Pizza Diávola

Uma sugestão para quem não quiser pizza são os sanduíches: tem de pastrami (servido no pão campanha com maionese de mostarda, picles e batata chips), o Prosciutto Crudo (feito na baguete italiana com recheio de presunto cru, queijo de cabra, rúcula e tomate cereja, que também acompanha batata chips) além dos paninos feitos com a massa da pizza, bem fininha com muita mussarela, tomate, rúcula e presunto cru.

pizzaria do Prior
Pizza de shimeji, shitake, alho poró e queijo caccio cavalo

A pizzaria do Prior fica na rua Augusto Tolle, 135 – Santana, São Paulo – SP, telefone (11) 2959-2070. A Salt ZN não abre as segundas e funciona de terça a domingo a partir das 18 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *