Negócios & Serviços

Influencers norte-americanas promovem marcas calçadistas brasileiras

Marcas de calçados brasileiras disparam nas exportações para EUA e investem em Influencers norte-americanas para realizar suas campanhas de marketing

As exportações de calçados para os Estados Unidos cresceram tanto em pares (10,5%) quanto em valores (18,4%). Em 2019, totalizou 11,9 milhões de pares embarcados que geraram US$ 197,5 milhões, segundo dados da Abicalçados. 

De acordo com o presidente executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, os números foram impulsionados pela guerra comercial instalada entre EUA e China, que fez com que os importadores norte-americanos buscassem fornecedores fora do país asiático em função das sobretaxas aplicadas. “Atualmente os EUA é o maior mercado mundial para calçados, em valores gerados. Por outro lado, existe uma concorrência muito forte com marcas internacionais, o que exige um trabalho mais forte e permanente de promoção comercial e de imagem naquele país. É neste ponto que a Abicalçados, por meio do programa Brazilian Footwear, auxilia as empresas que desejam trabalhar com os Estados Unidos”, complementa. 

O mundo da moda é uma paixão para muita gente, e os “Influencers” acabam sendo uma boa plataforma para uma divulgação informal. A mais recente estratégia de marketing promovida pela Brazilian Footwear, Abicalçados e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para alavancar as marcas brasileiras no mercado norte americano foi promover campanhas na rede social Instagram com duas influenciadoras digitais americanas Natalie Lim Suarez (@natalieoffduty) e Dylana Lim Suarez (@dylanasuarez).

Conhecidas como Suarez Sisters, elas, que vivem em Nova York, são modelos, fotógrafas e fashionistas, e acumulam milhares de seguidores nas redes sociais. Juntas, somam mais de 800 mil seguidores no Instagram, principal plataforma de trabalho delas. A dupla compartilhou a viagem em seus canais sociais, principalmente pelo Instagram Stories (veja aqui), e apresentaram as marcas participantes a seus seguidores. Esta foi a terceira viagem ao Brasil de Dylana, que é casada com um brasileiro, mas a primeira ao Nordeste. Natalie, por sua vez, nunca havia visitado nosso país.

Entre as marcas que fizerem campanhas com elas estão a Petite Jolie e a Insecta Shoes. Ambas já faziam campanhas virtuais no Brasil e sempre obtiveram um resultado positivo e aumento de vendas.

De acordo com a gerente de marketing da Petite Jolie, Mayara Cruz, Nova York transborda cenários que a Petite Jolie acredita: diversidade, multiculturalidade, sonhos e todo o aspecto urbano de uma cidade que não dorme e que abriga talentos do mundo todo. “Trabalhar com nativas da região agrega uma experiência diferente para nossas seguidoras. Temos trabalhado em conteúdos onde brasileiras vão para o exterior produzir fotos e vídeos com os produtos, e, desta vez podemos fazer o contrário: trazer influenciadoras dessa cidade tão importante para a gente para conhecer um pedaço do Brasil junto com a essência da Petite Jolie”, explica Mayara. 

A diretora da Insecta Shoes, Barbara Mattivy, também compartilha a mesma satisfação com os resultados da campanha. “Além de termos um ponto de venda em Nova Iorque, os Estados Unidos têm relevância para o nosso e-commerce global. Depois do Brasil, é o país onde mais vendemos Insectas no mundo. Como a marca ainda não é muito conhecida nos mercados internacionais, a exposição que tivemos trabalhando com as duas influencers foi ótima”, declara. 

No entanto ela alerta que para dar certo tudo precisa ser bem alinhado com os valores da marca. “No nosso caso, como fazemos calçados e acessórios ecológicos, unissex e veganos, focamos em influenciadores que tenham a mesma pegada; que acreditem em nossa causa. Consequentemente, os seguidores deles se interessam pelo mesmo conteúdo. Assim fica mais fácil de atingirmos o nosso público-alvo”, finaliza Barbara. 

Influencers

O litoral alagoano virou cenário de sessões de fotos e experiência exclusivas para as Influencers digitais, e, ao mesmo tempo em que a Brazilian Footwear promoveu as marcas de calçados brasileiras nos Estados Unidos, apresentou aos seguidores das fashionistas a diversidade, as belezas e a cultura do Brasil.

Durante os dias em Alagoas, as Suarez Sisters fotografaram nos principais pontos turísticos de Maceió e viveram experiências típicas da Região.

A primeira vivência das irmãs em Alagoas foi uma visita à Associação Peixe-boi, uma organização comunitária composta por ribeirinhos, pescadores, estudantes e moradores dos municípios de Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, que trabalham na proteção do peixe-boi marinho, que é hoje o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no País. Após o passeio, um almoço com alimentos sem origem animal foi servido para fechar o momento com a cara da marca vegana. 

No dia seguinte, as influenciadoras foram para um passeio de lancha por algumas das principais praias da Região. O passeio, que durou até o pôr do sol, encantou as convidadas. “Não pensei que encontraria formações rochosas como as que vi em desertos nos Estados Unidos aqui no Brasil. O pôr do sol nas rochas é lindo!”, destacou Dylana sobre as falésias da praia do Gunga. 

A última experiência das Influencers foi uma visita à cidade histórica de Marechal Deodoro. No local, as convidadas visitaram a Associação das Mulheres Rendeiras (AMUR) e aprenderam a fazer a renda filet, típica da região. Depois da atividade, elas ainda visitaram os principais pontos turísticos da localidade e fotografaram para a marca calçadista. “A viagem foi muito inspiradora e educativa. Foi muito legal conhecer destinos mais remotos. Pude me divertir, relaxar e criar muito conteúdo. Melhor  viagem!”, declarou a Natalie. “Nossos dias aqui foram ótimos! Amamos todos os lugares. Nós fotografamos alguns dos nossos  melhores conteúdos aqui. Espero voltar logo”, completou Dylana.

Influencers

Por Viviane Faver, de Nova Iorque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *