Torneio mais importante de seleções do Velho Continente a Euro 2020 será uma edição especial, com muitas novidades e com vários países anfitriões.
Neste sábado, em Bucareste, na Romênia, a Uefa realizou o sorteio dos grupos da Eurocopa 2020. A edição do próximo ano será especial em comemoração dos 60 anos do torneio de seleções mais importante do Velho Continente.
Ao contrário do habitual, a Eurocopa 2020 terá 12 sedes. Roma (Itália), Baku (Azerbaijão), São Petersburgo (Rússia), Copenhague (Dinamarca), Amsterdã (Holanda) e Bucareste (Romênia), Londres (Inglaterra), Glasgow (Escócia), Bilbao (Espanha), Dublin (Irlanda), Munique (Alemanha) e Budapeste (Hungria).
A Euro 2020 vai acontecer de 12 de junho a 12 de julho. A fase de grupos classificará 16 seleções para as oitavas; as semifinais e final ocorrerão em Londres.
Confira como ficaram os grupos da Euro 2020
Grupo A – (Roma/ITA e Baku/AZE)
Turquia, Itália, País de Gales e Suíça
Grupo B – (São Petersburgo/RUS e Copenhague/DIN)
Dinamarca, Finlândia, Bélgica e Rússia
Grupo C – (Amsterdã/HOL e Bucareste/ROM)
Ucrânia, Holanda, Áustria e o vencedor da repescagem do Grupo D, com Geórgia x Bielorrúsia e Macedônia x Kosovo.
Grupo D – (Londres/ING e Glasgow/ESC)
Inglaterra, Croácia, vencedor da repescagem C (Escócia, Noruega, Sérvia ou Israel) e República Tcheca. Caso a Escócia avance na repescagem, ela entrará neste grupo.
Grupo E: (Bilbao/ESP e Dublin/IRL)
Espanha, Suécia, Polônia e o vencedor da repescagem B (Bósnia, Eslovênia, Irlanda ou Irlanda do Norte).
Grupo F (Munique/ALE e Budapeste/ROM)
Portugal, Alemanha, França e o Vencedor da repescagem A (Islândia, Bulgária, Turquia ou Romênia). Caso a Hungria avance na repescagem, ela entrará neste grupo.
Turquia contra Itália será o jogo de abertura da Euro 2020, no dia 12 de Junho de 2020, em Roma.
Repescagem da Euro 2020
São quatro chaves. Os vencedores dos jogos da primeira rodada avançam e jogam entre si. O vitorioso vai para a fase de Grupos da Euro. A alocação das seleções que virão da repescagem pode sofrer alteração, porque se uma seleção que será sede se classificar, ela ficará no grupo onde será anfitriã. É o caso, por exemplo, da Romênia, que se conseguir a vaga sairá do grupo F e entrará no grupo C, que tem jogos em Bucareste.