Negócios & Serviços

The Climate Week NYC – Semana do clima em Nova Iorque

Texto e fotos: Viviane Faver | De Nova York, EUA

Esta semana, Nova Iorque é o palco do evento mundial, The Climate Week NYC, que em parceria com a entidade de turismo da cidade – NYC & Company – irá oferecer atividades sustentável para os turistas.

Na cerimonia de abertura, realizada nesta quarta-feira (25/09) na Times Center, na Times Square, em Manhattan, estavam presentes a CEO do grupo The Climate Group, Helen Clarkson, o presidente da Costa Rica, Alvarado Quesada, o Governador da Espanha, Pedro Sanchez, primeiro ministro da Dinamarca, Mette Frederiksen, o Governador da Califórnia, Gavin Newsom, entre funcionários do governo e investidores de todo o mundo. 

Em entrevista exclusiva com a CEO, Helen Clarkson, ela ressaltou que essa edição é a maior de todas por ter imprensa do mundo inteiro voltada para os desastres naturais que estão ocorrendo no mundo, além dos paralelos com o mesmo foco. 

“Eu não quero falar sobre política no Brasil, porém, precisamos – e vamos debater isso durante essa semana – achar um meio para que o mundo possa trabalhar e ajudar o Brasil a cuidar da Amazonia. Esse é um problema global e temos que nos unir para ajudar, é urgente”, declarou Helen. 

A  programação de 2019 contará com mais de 150 eventos, aproximadamente 10 mil  especialistas em política, negócios e sustentabilidade – de mais de 40 países – devem participar desses eventos, incluindo painéis de discussão, concertos, exposições e seminários, nos cinco distritos de Nova York.

Segundo o CEO da NYC & Company, Fred Dixon, a Climate Week NYC é uma plataforma  para envolver a comunidade global, nova-iorquinos e visitantes, sobre como proteger melhor o meio ambiente. “Agora, mais do que nunca, viajar com responsabilidade é crucial para o nosso futuro, e temos o prazer de fazer parceria com o The Climate Group em um novo programa de viagens e lazer sustentáveis para ajudar a liderar essa conversa global”.

Segundo o diretor do Gabinete de Sustentabilidade do prefeito de Nova York, a Climate Week NYC é um momento de impacto único para mostrar o progresso local, incentivando e acelerando mudanças em escala global.

“O setor de viagens e lazer tem um grande papel a desempenhar no apoio à ação climática, e é por isso que estamos entusiasmados em apresentar o programa Viagem e Lazer Sustentável este ano para a Climate Week NYC em parceria com a NYC & Company”, disse Helen Clarkson, CEO , The Climate Group. Ela acrescenta dizendo que a liderança da NYC & Company nessa questão encorajará o setor a explorar como empresas e consumidores podem fazer o que amam – viajar – de uma maneira mais sustentável, local e globalmente.

Climate Week NYC

Além do discurso do presidente Jair Bolsonário na ONU, a manhã de terça-feira contou com um encontro promovido pelo The Climate Group para discutir sobre as florestas brasileira e Agricultura. O principal objetivo deste painel foi mostrar que o Acordo de Paris é uma oportunidade para o Brasil.  Para que isso seja cumprido, o Brasil precisa: Implementar o Código Florestal, uma agricultura inteligente climática e soluções baseadas na natureza. 

A importância do desenvolvimento de uma economia de baixo carbono e soluções baseadas na natureza foi a principal proposta junto com a  criação de empregos de qualidade, estímulo à inovação global brasileira, que promoverá competitividade e geração e distribuição de riqueza para toda a sociedade. 

Continuando com foco de promover uma agricultura sustentável, a noite foi realizado o Equator Prize, nas Nações Unidas, que tem como objetivo reconhecer e promover soluções locais de desenvolvimento sustentável para pessoas, natureza e comunidades resilientes.

Os índios da aldeia de Roraima, Kisêdjê, foram premiados duas vezes, devido a iniciativa criada pelo conselho indigna de Roraima e do Centro Cultural Raposa do Sol que oferece treinamento para os índios de como preservar sementes tradicionais, efetuar uma agricultura sustentável e incentivar atividades que fortalecem o vinculo entre a natureza e a sociedade. 

Climate Week NYC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *