Dicas & Destinos

Viagem para San Francisco: dicas e curiosidades

San Francisco é um dos destinos mais desejados por muitos viajantes nos Estados Unidos. Afinal, quantos de nós não deseja passear por aqueles lindos cenários, dignos de cartão postal? Só os charmosos bondinhos e a imponente Golden Gate Bridge já são suficiente para pipocar automaticamente na nossa mente na hora de planejar a viagem para San Francisco. Mas é claro que existe muito mais para descobrir nessa incrível cidade. 

viagem para San Francisco

Curiosa do jeito que sou, sempre vasculho dados interessantes sobre as cidades que estou escrevendo e não seria diferente aqui né? Então, se você está pensando em planejar a viagem para San Francisco com uma pitadinha a mais de conhecimento para chegar lá, vem comigo descobrir algumas curiosidades!

Golden Gate Bridge

A ponte ligando San Francisco ao condado de Marin era considerada impossível de ser construída por conta da forte correnteza e ventos no estreito de Golden Gate.

Sua construção foi iniciada em 1933 e finalizada em 1937. O projeto foi assinado pelo engenheiro Joseph B. Strauss, que não tinha nenhuma experiência com pontes suspensas no currículo, e criou a ponte mais icônica do mundo.

golden gate viagem para San Francisco

Alguns números:

– A estrutura tem 600 mil rebites em cada torre;

– Os principais cabos de suspensão usam um total combinado de 128.747,52km de fios de aço. Isso significa que um único cordão circundaria o planeta três vezes.

– A ponte tem seis pistas e 2,7km de comprimento

– Ela pesa, atualmente, 887.700 toneladas. Perdeu um total de 12.000 toneladas quando o pavimento foi trocado nos anos 1980.

A Golden Gate não é vermelha, apesar de muitos acreditarem que sim. Ela é pintada em International Orange que, na verdade, era a cor do primer para a tinta que viria depois. O tom chama a atenção de navios que passam pela região e se destaca em dias de nevoeiro.

A marinha americana queria que a ponte fosse listrada em preto e amarelo. A aeronáutica sugeriu listras vermelhas e brancas.

Uma lenda urbana diz que a ponte é pintada continuamente, de ponta a ponta. Não é bem verdade. A ponte é pintada e retocada de acordo com a necessidade.

A Golden Gate foi considerada a mais longa ponte suspensa do mundo até 1964. Atualmente ocupa o nono lugar no ranking.

Mark Twain

É comum ouvirmos que Mark Twain teria escrito “o inverno mais frio que já passei foi um verão em San Francisco”. Não é verdade. Em 1980, a Corte de San Francisco esclareceu sobre a autoria da frase, alegando que não havia documento escrito atribuindo esta observação a ele. San Francisco tem, em média, 160 dias de sol por ano e está acima de lugares como San Diego, Honolulu e Key West, por exemplo.

Biscoitos da sorte

Os biscoitos da sorte foram inventados em San Francisco, não na China. Acredita-se que a primeira vez em que os hoje populares biscoitinhos apareceram tenha sido no final dos anos 1890, início dos anos 1900. Eles foram servidos por Makoto Hagiwara, do Japanese Tea Garden, localizado no Golden Gate Park. Uma das fábricas mais tradicionais dos biscoitos da sorte, a Golden Gate Fortune Cookies Factory, é aberta a visitação.

Bondes

A linha F (Market-Wharves) de bondes tem veículos preservados de outras épocas. Os carros são uma mistura de modelos antigos da frota da cidade e de cidades ao redor do mundo. Operado pelo Muni e com apoio da Market Street Railway, uma organização não governamental de fãs de bondes, a linha é considerada uma tradição da cidade.

viagem para San Francisco

A primeira calça jeans

Há mais de 150 anos, a Levi Strauss & Co. criou e patenteou o primeiro par de jeans do mundo – Levi’s®501® – em São Francisco, e seus produtos se tornaram a peça de vestuário mais vendida no mundo. A loja Levi’s®, localizada na 815 Market Street oferece itens icônicos, peças vintage e ofertas exclusivas de produtos. Quem tiver interesse em ter um par de Levi’s® personalizada pode passar no Taylor shop para criar sua calça exclusiva, um dos únicos dois lugares no mundo onde o lote No.1 de jeans está disponível.

Leões Marinhos no Pier 39

Nem sempre os preguiçosos leões marinhos estiveram esparramados ao sol no Pier 39. De acordo com o The Sea Lion Center of San Francisco, os animais chegaram lá em 1989. A população por lá aumentou depois do terremoto de Loma Prieta, no mesmo ano, quando os barcos foram levados para outros píeres na cidade. Desde então o Píer 39 é a casa dos cerca de mil leões marinhos que ficam pegando um sol nas docas – o número varia de acordo com padrões migratórios. É possível dar uma olhadinha neles ao vivo através da webcam do Pier 39.

Agora, é só você juntar essas curiosidades com algumas dicas de viagem que reuni aqui nesse link e planejar a sua viagem para San Francisco da melhor forma.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *