Negócios & Serviços

3 Dicas valiosas na hora de começar sua vida profissional

vida profissional

Terminando a escola, escolhendo a faculdade, entrando de cabeça no curso, pensando nos estágios etc. Quem nunca, não é mesmo? Esse é um momento da vida que os nossos pais vão aconselhar, os professores vão falar e a gente vai sentir. A verdade é que por mais que sejam conselhos úteis, a decisão final é nossa. Para tentar acalmar os corações nesse momento tão confuso da vida, vamos te dar 3 dicas valiosas na hora de começar sua vida profissional, que às vezes nem pais ou tutores pensam:

1) Invista em um idioma diferente

Gente, hoje em dia é fato que o inglês é obrigatório, não precisamos repetir isso, e logo atrás vemos muito a procura pelo espanhol. Quando um profissional de RH pega um currículo, imagina em quantos ele vê isso escrito. Pense sempre à frente e invista num idioma diferente desse eixo, mas que seja tão importante quanto. Por exemplo: o italiano é a 4ª língua mais estudada do mundo e é uma boa estudar essa língua. Ah, sem tempo porque já tem muito o que estudar? Bem, a Babbel é perfeita pra se adaptar às suas necessidades, pois constrói cada curso baseado na sua língua nativa e interesses pessoais, usando diálogos reais do dia a dia e métodos cognitivos que realmente fazem você memorizar de vez palavras novas. Aprender italiano ou outras línguas é muito mais fácil. Portanto, investir em um novo idioma pode ser um divisor de oportunidades na sua carreira. 

Segue uma forcinha aí!

2) Foque nas habilidades – e não em uma função

Não é porque você fez Letras que você só vai ser professor ou porque fez Engenharia que vai ser apenas engenheiro. É claro que você pode seguir esse caminho, mas durante o processo, esteja aberto às diversas formas que você pode aplicar as habilidades que você está aprendendo ou vai aprender em um curso. Usando o mesmo exemplo, o sujeito formado em Letras pode ser analista de dados em uma certa língua, e o que fez Engenharia virar consultor no mercado de ações. Essa dica vale para você dar também mais atenção naquelas matérias que pode jurar de pé junto que não serve para nada, só pra ser mais um problema no seu pé. Olha, você ficaria surpreso com a quantidade de aulas que assim foram consideradas, mas que lá na frente mostraram o porquê de terem sido necessárias. Anota isso aí.

vida profissional

3) Não se preocupe tanto com notas

Vamos às polêmicas. Não estamos dizendo que notas não são importantes; você ainda precisa delas para passar de ano/semestre, e muito possivelmente vai começar sua vida profissional enquanto ainda estiver estudando, através de estágios. Acontece que as notas não vão definir a sua performance no mercado de trabalho. Tem muita gente que na escola tirava as melhores notas, mas na vida adulta não soube desenvolver a capacidade de resolver problemas e apresentar soluções, por exemplo – e o seu chefe nessa hora não vai ligar muito se você tirou dez em história geral. Portanto, use verdadeiramente a sua inteligência, seja gentil consigo e foque no que importa na medida certa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *