Exposição Grafitarte Digital vai acontecer no Rio de Janeiro

A arte de rua vem tomando conta do Rio de Janeiro e deixando a cidade cada vez mais colorida. Agora, o grafite vai ganhar as paredes do Centro Carioca de Design, na Praça Tiradentes, no Centro, com a mostra “Grafitarte Digital” que abre ao público no dia 13 de junho.

Grafitarte Digital

A exposição Grafitarte Digital será composta por dois painéis de grandes dimensões, pintados pelos artistas Juliana Fervo e Smael Vagner, além de uma instalação interativa onde o visitante poderá criar sua própria arte, imprimir e levar de recordação. A iniciativa vai de encontro ao caráter social da mostra, que promoveu oficinas de grafite, gratuitamente, em duas escolas públicas, terminando com a transformação dos muros das instituições realizada pelos próprios alunos. Com patrocínio da Uber, o projeto tem como tema o empreendedorismo feminino.   

A artista Juliana Fervo foi buscar na natureza a inspiração para criar o painel, com cerca de 25 m². Integrante do coletivo Ghetto Run Crew, a artista pintará seres híbridos de mulheres e borboletas para representar o poder de transformação feminino. “A mulher é um ser forte, que precisa criar asas para se libertar. Assim como o processo de metamorfose, é um caminho que precisamos percorrer sozinhas”, acredita a artista.   

Já Smael Vagner vai usar sua paixão pela dança e retratar os corpos femininos a partir do balé. “Eu tenho muita admiração pelas grandes bailarinas do Brasil. Muitas mulheres são as líderes de suas companhias e conseguem gerir as pessoas de uma forma única. Foi o que me inspirou a criar minha arte dentro do tema de empreendedorismo feminino”, conta Smael.   

Oficinas em escolas públicas   

O projeto “Grafitarte Digital” também teve um braço social e promoveu oficinas de grafite em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. Enquanto Juliana Fervo realizou os encontros no Colégio Estadual Leopoldina da Silveira, em Bangu, o artista Smael Vagner desenvolveu as aulas na Escola Municipal Bahia, no Complexo da Maré. Foram oito semanas com 12 encontros em cada instituição, com turmas formadas por cerca de 40 estudantes, participando de aulas teóricas e práticas. Ao fim do curso, os grupos estão transformando os muros das escolas em lindos painéis de grafite.   

Serviço:

Grafitarte Digital  

Temporada: 13 de junho a 6 de julho  

Centro Carioca de Design – Praça Tiradentes, 48. Centro

De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h

Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *