Negócios & Serviços

Saiba como registrar o seu apartamento, hotel ou hostel em Booking.com

Apartamento, hotel, casa de férias ou hostel? Sabia que você pode registrar qualquer tipo de alojamento em Booking.com? Registe-se e comece a dar as boas-vindas aos seus hóspedes hoje mesmo!

Booking.com

O que é Booking.com? É um site onde se pode pesquisar, escolher e reservar uma hospedagem em mais de 200 países. Ele oferece os melhores preços, não só para diárias em grandes cadeias de hotéis, mas também em pequenas pousadas, hostels e B&B (cama e café).

Como anunciar no Booking: o passo-a-passo para cadastro dos seus imóveis



join.booking.com

Antes de tudo, é importante entender o que esperar em termos de cobrança. Para cada reserva, a empresa cobra 13% de comissão do valor total. Ou seja, se as diárias no seu imóvel custarem 1000 reais, 130 ficam com o Booking. É normal a cobrança de comissão por parte das plataformas de anúncios de imóveis em troca da extenso trabalho de marketing e divulgação feito para os imóveis lá cadastrados, apoio 24 horas por dia, todos os dias e conselhos e dados analíticos para melhorar o desempenho. Tendo isso em mente, abaixo criamos um passo-a-passo de como anunciar no Booking.com:

Classificando seu imóvel para anunciar no Booking.com

A primeira tarefa a ser executada no cadastro de propriedades no Booking.com é indicar quantas delas você pretende incluir na plataforma. Se você administrar imóveis de diferentes naturezas, faça os anúncios separadamente. O Booking.com oferece 21 tipos de acomodação a serem classificados. Caso existam dúvidas em qual deles apontar, é só deixar o cursor em cima de algum e observar a indicação: “Apartamento: Acomodação mobiliada e completa, disponível para aluguel de curta e longa temporada”. Dessa forma, você consegue transmitir transparência para quem esteja visualizando – e não anunciar uma pousada, mas oferecer na verdade uma casa.

Booking.com

Deixe seus contatos

Depois disso, você deve continuar a preencher o formulário com seus dados pessoais (nome e e-mail). A política do site de hospedagem pressupõe que um gerente de contas fique responsável pelo cadastro de propriedades no Booking.com. Conforme o próprio site indica, essa pessoa entrará em contato com você para dar continuidade ao processo. Ele será o seu contato na empresa. Então, qualquer dúvida em relação à tarifa ou disponibilidade ou problema no contato com hóspedes, por exemplo, devem ser resolvidos com esse gerente de contas.

Não economize nas informações repassadas

É chegado o momento de inserir as informações gerais, características, dados do apartamento, comodidades, além de adicionar fotos, inserir os dados sobre a política de pagamento e ler com atenção o acordo que será estabelecido entre você e o Booking.com. Como essa é a etapa mais sensível de todo o processo e depende da confirmação do próprio Booking, nós separamos em três partes:

Dados: Faça uma descrição detalhada para o cadastro de propriedades no Booking.com. Comece pela localização, passe para as áreas externas e comuns e, depois, fale sem rodeios dos quartos e banheiros. Valorize itens de conforto, como um ar condicionado, um secador de cabelo ou o próprio Wi-Fi, e também de segurança, como a eventual presença de um porteiro no imóvel;

Fotos: Não economize nas fotos. E aqui não queremos dizer apenas em relação à quantidade, mas principalmente à qualidade das imagens. Nós entendemos que o seu orçamento possa ser pequeno, principalmente no início das operações, mas fotos bem tiradas dão retorno por muito tempo. Portanto, se puder, contrate um fotógrafo especializado em captar interiores. Esse profissional saberá destacar o que sua propriedade tem de melhor e, ao mesmo tempo, amenizar as ameaças. Sempre levando em conta a iluminação, que se destaca nas imagens de qualidade. Não se esqueça de registrar o banheiro – esse é um cômodo muito cobrado pelos hóspedes;

Política de pagamento: Informe as opções que serão aceitas para quitar a estadia. É bastante comum que gerentes de aluguel de temporada optem por 50% adiantado via transferência bancária e os outros 50% pagos no momento do check-in. Pense se esse modelo serve para o seu negócio. E, sempre que possível, tente facilitar as formas de pagamento. Esse tipo de informação ficará disponível como um benefício na página de resultados da busca antes mesmo de alguém clicar para acessar mais informações sobre o seu imóvel. Também detalhe a política de cancelamento.

Booking.com

Aprimore as informações

Pode parecer informação demais tudo isso que você acabou de fornecer, mas acredite: essa é a forma com a qual o Booking.com trabalha. Além de utilizar a estratégia do senso de urgência ao demonstrar quantos quartos faltam para que tal propriedade fique lotada para a data pesquisada, o objetivo da plataforma é fazer com que o hóspede não tenha dúvidas no momento de reservar. E, por isso, todo dado e imagem são bem-vindos.

Não se preocupe se, depois de terminar o preenchimento, lembrar de alguma outra coisa. O que você enviou será repassado ao gerente de contas para que ele avalie, revise, sugira alterações e aprimoramentos, além de traduzir para 41 idiomas para atender turistas estrangeiros. Então, haverá possibilidade para incrementar e, sempre que quiser, atualizar as informações sobre a sua propriedade. Se você cansar ao longo do processo, também é possível retomar quando quiser, basta inserir e-mail e senha previamente inseridos no Booking.com. Pronto, na prática, você já sabe como anunciar no Booking.

Um mês de validação

Recentemente, o site alterou a política de checagem dos anúncios novos e processo está relativamente longo. De qualquer forma, essa checagem minunciosa dá segurança a eles, a você e aos seus futuros clientes. Nós te explicamos: logo após você deixar seus contatos (e-mail e telefone) para o Booking.com, um gerente deve te ligar para confirmar as informações. Depois, dentro de até duas semanas, é possível que algum funcionário da mesma empresa faça uma visita às propriedades anunciadas, principalmente para checar se tudo o que você ofertou está de fato disponível. Por fim, dentro de um mês, a sede do Booking.com na Holanda vai te enviar uma correspondência pelos Correios. No envelope, haverá um código que você deverá usar para, finalmente, publicar a oferta da propriedade no Booking.

Agora você já sabe como anunciar no Booking e seu anúncio já deve estar pronto para ser validado.

Booking.com

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *