Ciclovia Van Gogh Roosegaarde: arte e tecnologia em obra de arte urbana

Nos últimos anos, Eindhoven, na Holanda, tornou-se um terreno fértil para a cultura urbana. Em vários locais da cidade elementos da cultura de rua surgem durante todo o ano. Fora dos roteiros de turismo mais populares, esta ciclovia, que brilha no escuro e é uma verdadeira obra de arte no chão, tem chamado a atenção de vários visitantes.

Ciclovia Van Gogh

A ciclovia luminosa Ciclo Van Gogh Roosegaarde é feita de luzes de led, foi inspirada na ‘Noite Estrelada‘, de Van Gogh, e projetada pelo designer Daan Roosegaarde em homenagem aos 125 anos de morte do pintor em 2015.

Eindhoven tem uma localização central na Holanda e na Europa. Não se demora mais que uma hora e meia para chegar lá a partir das principais cidades do país. Também é muito fácil inclui-la em itinerários combinados com outros países como Bélgica e Alemanha, e até outras grandes cidades europeias, bem conectadas pelo Aeroporto de Eindhoven.

A ciclovia high-tech incentiva ainda mais o tradicional hábito de andar de bicicleta. Usando energia solar, o material da ciclovia cria um padrão luminoso durante a noite, que brilham no escuro. A ideia é que essa tecnologia possa evoluir para ser usada habitualmente em grandes cidades, reduzindo o consumo de energia elétrica e fazendo com que as ciclovias fiquem mais seguras.

Daan Roosegaarde, artista responsável pelo projeto, explica que “queria criar um lugar em que as pessoas pudessem ter uma experiência especial. A parte técnica combinada com a experiência: isso é o que a poesia tecnológica significa para mim.” O local escolhido não é um acaso: a rota passa por áreas que marcaram a vida de Van Gogh, como Zundert, a cidade em que o artista nasceu.

Confira mais algumas fotos:

Ciclovia Van Gogh Ciclovia Van Gogh Ciclovia Van Gogh Ciclovia Van Gogh Ciclovia Van Gogh Ciclovia Van Gogh

Eindhoven é a cidade da tecnologia, imaginação e conhecimento. Uma combinação fascinante onde engenheiros e criativos trabalham juntos em projetos que a tornam inovadora e pioneira. Competir com os belos canais espalhados no território holandês pelo título de cidade mais bonita da Holanda é uma tarefa difícil. Porém, Eindhoven é certamente um dos locais mais vibrantes da Europa. Fora dos roteiros tradicionais, o destino surpreende e é um tesouro escondido esperando para ser descoberto pelos turistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *