9 seleções na Copa do Mundo usam malha ecológica de garrafas PET

Malha ecológica: Nike aposta na sustentabilidade como um dos diferenciais para confeccionar os uniformes de diversas seleções que competem na Copa do Mundo da Rússia. Além da Seleção Brasileira, a empresa também confeccionou os uniformes ecologicamente corretos e com alta performance esportiva usados pela Croácia, Inglaterra, Nigéria, Polônia, Portugal, Austrália, Arábia Saudita e Coréia do Sul.

malha ecológica

Para cada uniforme, a Nike derreteu de 12 a 18 garrafas PET, as transformou em flocos e depois em pastilhas que passaram por outro processo de derretimento para virarem fibras de poliéster. O objetivo da Nike é unir a alta performance esportiva com a sustentabilidade. O short é feito 100% do material enquanto a camisa completa 4% a composição com de algodão orgânico. A camiseta utilizada por baixo do uniforme também é feita com 96% de poliéster reciclado, uma média de 5 garrafas PET por peça. As meias usam 78%.

malha ecológica

De acordo com o portal E+ do Estadão, a Nike já faz esse processo de reciclagem desde 2012. Até o momento já foram retirados cerca de 5 bilhões de garrafas PET de aterros sanitários e 75% das suas peças. Isso incluem roupas casuais e até tênis.

Quando uma garrafa PET é retirada do meio ambiente, evitamos que esse material fique se degradando no meio ambiente por 350 anos. Considerando-se o crescente consumo desse tipo de material, é muito importante a ação da Nike para a diminuição da quantidade deste tipo de produto em lixões e depósitos diversos.

malha ecológica

A reciclagem das garrafas PET

Seu início começa com os catadores de lixo, que recolhem as garrafas PET já utilizadas. Elas são enviadas para cooperativas, onde são vendidas para empresas de reciclagem. Depois da lavagem, moição e descontaminação, são fundidas e transformadas em flocos. Eles são então transformados em fibras de poliéster. Nesta etapa eles estão prontos para serem utilizados na produção de malhas.

A reciclagem do algodão

Após serem recolhidas os restos e rebarbas de tecido em tecelagens e confecções, o material é separado por cores e transformado em fios novamente. Esse é o tecido reciclado, sem tingimento nem beneficiamento.

Da união do algodão com o poliéster temos a produção de um fio de alta qualidade, que pode ser utilizado na produção dos mais variados artigos têxteis.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *