Negócios & Serviços

Curso gratuito de japonês básico para brasileiros – confira as exigências

Por: Ana Paula Ramos/Alternativa

O Centro de Cooperação Internacional do Japão (JICE, em inglês) está oferecendo uma oportunidade gratuita aos brasileiros e estrangeiros de outras nacionalidades que desejam aprender o básico do idioma japonês.

Serão duas salas de aula para os cursos de módulo 1, com data de início marcada para o dia 25 de junho na cidade de Sakai e 28 de junho na cidade de Osaka, ambas na província de Osaka, no Japão. Os cursos têm duração média de 3 meses e estão com materiais renovados, sendo possível a participação de alunos que desejam refazer o curso.

O período de inscrições vai até o dia 20 de junho para os estrangeiros que pretendem estudar na cidade de Sakai e até o dia 22 de junho para os estudantes interessados nas aulas em Osaka.

As inscrições podem ser feitas no Centro de Assistência de Emprego para Estrangeiros em Osaka (Osaka Gaikokujin Koyou Service Center) ou na Agência Pública de Empregos da cidade de Sakai (Hello Work Sakai). Para completar a inscrição, é necessário levar uma foto 3×4 cm e o cartão de residente (zairyu card).

De acordo com a coordenadora da cidade de Sakai, Luzia Tanaka, o curso é realizado de duas a três vezes por ano e tem limite de 20 vagas. “Maiores de 16 anos que se encaixem nos requisitos de visto podem se inscrever e o curso fornece o material gratuitamente. Os estudantes também ganham certificado no final”, informou.

Curso gratuito de japonês

REQUISITOS
Estrangeiros de qualquer nacionalidade ou idade podem se inscrever nos cursos, mas há limitações relacionadas ao tipo de visto.

Apenas os estrangeiros com visto permanente (eijusha) ou que sejam cônjuge ou filho de alguém que tenha visto permanente (eijusha no haigusha), ou que tenham visto de longa permanência (teijusha) ou que sejam cônjuge ou filho de um cidadão japonês (nihonjin no haigusha) poderão se inscrever no curso.

CRONOGRAMA
Japonês nível 1 em Sakai
Período de aulas: 25 de junho a 20 de setembro
Grade semanal: de segunda a quinta, das 18h às 21h
Local: Toyo Bldg (?590-0074 Osakafu Sakaishi Sakaiku Kitahanadaguchicho 3-1-15 B1)
Inscrições: até 20 de junho (limite de 20 vagas)

Japonês nível 1 em Osaka
Período de aulas: de 28 de junho a 27 de setembro
Grade semanal: segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 9h30 às 12h30.
Local: Chuo Kaikan (?542-0082 Osakashi Chuoku Shimanouchi 2-12-31)
Inscrições: até 25 de junho

*Os estudantes inscritos terão que fazer um teste de nível de conhecimento da língua japonesa antes do início das aulas.

MAIS INFORMAÇÕES
Sakai: coordenação de Luzia Tanaka. Telefone: 080-4337-1549
Osaka: coordenação de Helena Miyashiro. Telefone: 080-4337-1504
Email de contato: kenshu-por@jice.org (atendimento em português) ou kenshu-spa@jice.org (atendimento em espanhol)

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *