A Copa terá narração especial em estádios para cegos e deficientes visuais. Mesmo que não sejam maioria, estes fãs do futebol merecem uma atenção especial.
A Copa do Mundo na Rússia terá uma novidade em Mundiais: uma narração especial para cegos e deficientes visuais. Trata-se de uma ferramenta em que um profissional especializado em audiodescrição relata tudo o que acontece durante o jogo para quem não consegue captar todos os detalhes.
O objetivo do Comitê Organizador Local é oferecer 200 kits de fones de ouvido em cada uma das 64 partidas da Copa. Seu uso será gratuito e reservado para quem tem qualquer tipo de limitação visual.
Dos 12 estádios que receberão as partidas da Copa, apenas dois terão a audiodescrição em russo e inglês: a Arena Luzhniki, em Moscou, e o estádio Krestovsky, em São Petersburgo. O primeiro será palco de sete jogos, incluindo a abertura e a final da Copa, enquanto o segundo receberá sete jogos, entre eles uma semifinal e o segundo jogo do Brasil, contra a Costa Rica, no dia 22 de junho. Nas demais arenas, o serviço de audiodescrição será exclusivo em russo, voltado para os torcedores locais.
A narração não tem o ritmo acelerado do rádio, muito pelo contrário, é uma narração mais lenta. Os locutores buscam passar todos os detalhes de uma maneira que fique bem fácil de assimilar, com mais riqueza em detalhes, de como aconteceram as coisas.
1 Comentários