Dicas & Destinos

Veneza inicia bloqueio de turistas

Recentemente publicamos uma matéria que alerta sobre as medidas que diversas cidades turísticas, que estão sendo engolidas pelo grande volume de visitantes, estão pensando em tomar para realizar um maior controle e desta forma, salvar seu rico patrimônio (leia aqui). Esta semana, foi a vez de Veneza dar seu pontapé inicial.

O que está acontecendo em Veneza é um exemplo do que pode vir a acontecer em outras capitais turísticas. A cidade italiana, literalmente “comida” pelos visitantes (dos quais, por outro lado, vive quase exclusivamente em função disso, uma vez que recebe 30 milhões por ano) passou a utilizar no último fim de semana algumas grades para regular o acesso ao centro a partir da Praça de Roma e a Ponte dos Descalços.

A lagoa na qual se baseia a lendária Veneza está sofrendo com a alta frequência e atividades humanas que a invadem, e a experiência que agora começa é a primeira a regular os fluxos de pessoas sem medidas extremas.

Outras cidades que tiveram sua rotina e/ou estrutura fortemente alteradas pelo turismo já estão atentas a esta alternativa, uma vez que a Unesco ameaçou remover o título de Patrimônio Mundial se nada for feito para controlar o acesso em massa.

 

Com informações do Diário de Córdoba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *