Gastronomia etc.

Beer Master holandês conta o segredo do ritual Star Serve da Heineken

A Heineken vai abastecer a Cidade do Rock com mais de 650 mil litros de cerveja, e como forma de promover a marca, a empresa trouxe de Amsterdam sete profissionais para proporcionar aos fãs e convidados, em seus espaços na Cidade do Rock, o melhor chope possível. Conversamos com Jurgen Van de Pol, que trabalha no Heineken Experience, na capital holandesa. Ele explicou como é o ritual Star Serve – uma metodologia mundial para tirar a Heineken perfeitamente em cinco etapas. Essa é a segunda edição que Jurgen participa do Rock in Rio no Brasil.

O ritual Star Serve requer muito treinamento. Ao tirar o chope é preciso checar se não restou água no copo. A tulipa tem uma camada especial que indica o ângulo de 45 graus, e o chope deve ser tirado com copo virado até esta marca. Ao fazer o colarinho é necessário retirar o excesso de espuma com a palheta e o chope está pronto para ser servido.

Confira o passo a passo abaixo:

Passo 1 – Tirar água da tulipa e checar se está limpo. Contra a luz, veja se o copo está limpo sem qualquer sujeira.

Passo 2 – Abrir a torneira e descartar a espuma inicial. É preciso esperar até que esteja saindo só chope, e não a espuma inicial.

Passo 3 – Ângulo da tulipa. “É preciso que a tulipa tenha uma inclinação de 45 graus, isso faz com que não se forme muita espuma e se sinta ainda mais o sabor”, explicou o Beer Master holandês.

 

Passo 4 – Virar a tulipa quando chegar à marca. “Quando encher o copo, volte à posição normal, não faz mal se cair um pouco”, complementou.

Passo 5 – O poder da espátula. A estrela da marca no copo indica o ponto exato onde a espuma deve estar, definiu o Beer Master, bartender da marca na Holanda há quase três anos. Segundo o especialista, a espuma não pode escorrer pela tulipa, e para o colarinho perfeito tem que haver critério. “Não pode ser assim, por isso a gente usa essa espátula, que é para ter a marca certa do colarinho. São detalhes que fazem a diferença”, garantiu.

 

Todas as cinco etapas do ritual Star Serve estão sendo oferecidas para o público do Rock in Rio. Além do trabalho no Lounge Heineken e na área vip do festival, os profissionais holandeses também fazem o Star Serve na Tirolesa.

A cobertura oficial do #RockinRio feita pelo Portal Embarque na Viagem tem o apoio do Hotel Ipanema InnMySimTravel, A vida é Feita de Desconto e MaxMilhas. Acompanhe a nossa cobertura em tempo real pelo stories do @Embarquenavigem e pela hashtag #EmbarquenoRockinRio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *