Gastronomia etc.

Amazônia Soul: os sabores do Pará no coração de Ipanema

Sou apaixonada pela gastronomia amazônica com seus ingredientes incomuns e seus temperos que só reforçam o quanto ela é especial. Dia desses tomei conhecimento de um restaurante em plena Ipanema, zona sul carioca e fiquei intrigada. Ah, deve ser novo, pensei. Ledo engano. O Amazônia Soul já existe há pelo menos 8 anos e isso foi suficiente pra atiçar ainda mais a minha curiosidade. Fui lá conhecer, ver de pertinho o que esse lugar poderia me oferecer, se realmente encontraria os sabores amazônicos que tanto amo.

Logo na chegada eu me deparei com um espaço dedicado para a venda de produtos da região, como geleia de cupuaçu e de bacuri, cachaça de Jambu, pimentas, temperos, artesanato e muito mais, realmente uma Amazon Store, perfeito para levar pra casa alguns itens tão especiais.

Devidamente acomodada, depois de bater um papo com a gerente da casa, que me explicou um pouco mais sobre a proposta do restaurante, chegava a hora de selecionar os itens para degustar. Confesso que foi difícil. Queria comer tudo, fato. Mas não dá, né minha gente? Como a pessoa faz para resistir bravamente e se contentar em experimentar apenas alguns pratos? Muita força de vontade e um acompanhante para beliscar nos pratos que ele escolheu. Simples.

Iniciei os trabalhos com os saborosos pastéis amazônicos de vatapá, caranguejo e queijo com jambu. Logo em seguida parti para os caldinhos amazônicos de tucupi com jambu e caranguejo com especiarias. Essa sopa de caranguejo, aliás, é preparada à moda de São Caetano de Odivelas, paraíso dos caranguejos, localizado a 110km de Belém. Mais especial, impossível.

Na hora de selecionar o prato principal, o espaço obviamente estava reduzido devido a todas as entradinhas deliciosas que provamos (lembra que estava acompanhada, ou você acha que comi aquilo tudo sozinha??) então, optei pelo menu degustação que apresenta dois combos, com porções menores dos principais pratos do cardápio amazônico. Assim, pude provar de tudo um pouquinho.

O menu 01 era composto com o Caranguejo Society (refogado em azeite extra virgem, acompanhado de farofa do Pará), Vatapá Paraense (creme de camarão, temperado com azeite de dendê, leite de coco e camarões refogados) e Maniçoba (Conhecida como Feijoada Amazônica – sendo que, no lugar do feijão, a base do prato é a maniva, folha da mandioca brava, cozida por 7 dias, acrescido de carne de porco, charque, toucinho, chouriço, linguiça e paio). Já o menu 02 vinha com dois Bolinhos de Caranguejo, Tacacá (essa iguaria indígena leva goma de tapioca cozida, jambu e camarão seco), Caranguejo Society e Frango no Tucupi (frango assado, refogado e temperado com tucupi, jambu e servido com arroz). Já deu pra perceber que a festa estava completa. Eu e meu acompanhante experimentamos to-dos os pratos destes dois menus com alegria de criança. Tudo estava muito saboroso e me remeteram diretamente aos sabores incríveis do Pará. Faz mais de 5 anos que não piso nesse pedacinho de Amazônia e morro de saudades de lá.

Menu 1

O menu degustação é uma boa opção para você experimentar um pouco dos sabores Amazônicos, mas se você preferir, pode pedir o prato individual que obviamente é muito bem servido. A casa também é muito famosa pelo açaí, que é a estrela, ele vem direto do Pará e é completamente livre de xarope de guaraná. Outro destaque vai para a tapioca que pode ser servida com queijo, vatapá, caranguejo, queijo minas com jambu, ao todo são mais de 10 combinações.

Almoço finalizado, era hora de levantar e partir… nessa hora eu tive que fazer uma observação para a simpática e atenciosa gerente: cadê a rede, minha linda?? Tenho condições de levantar não…

Amazônia Soul – Praça General Osório
Rua Teixeira de Melo, 37, Ipanema – Esquina com Prudente de Morais
Telefone: (21) 2247-1028
Entregas pelo IFood e Uber Eats
A casa abre de segunda a sábado das 11h às 21 horas. E domingo das 10h às 20 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *