Gastronomia etc.

Cerveja na mala? Confira o limite legal para trazer a bebida do exterior

É necessário tomar alguns cuidados para trazer bebidas para o país, tanto em relação às questões legais quanto à segurança do transporte do produto.

O turismo com finalidades cervejeiras é muito comum por pessoas que apreciam uma boa bebida. Ainda mais se o rótulo for raro e não estiver disponível no Brasil. É necessário, no entanto, tomar alguns cuidados para trazer esse tipo de produto para a sua cervejeira pessoal, tanto em relação às questões legais quanto à segurança do transporte do produto. Mas não se preocupe, nós vamos te ajudar com essas dúvidas.

O importante, antes de fazer uma viagem com essa finalidade, é se planejar. Procure saber quais lojas oferecem rótulos de cerveja, em quais épocas do ano, quais estão disponíveis, entre outras informações sobre os produtos que você deseja adquirir. Com o planejamento, você se certifica da disponibilidade daquela cerveja que você tanto quer. Se for passar um curto período de tempo no destino, o mais recomendado é que você compre com antecedência pela internet para evitar possíveis atrasos na entrega.

Limite legal de bebidas alcoólicas

Depois do planejamento, chegou a hora de viajar e comprar as garrafas. Nesse momento, uma dúvida que paira na cabeça de muitos cervejeiros é a quantidade de bebida alcoólica permitida pela lei. De acordo com a Receita Federal, é possível entrar no país com até 12 litros por pessoa – nada mais do que isso. Portanto, selecione de forma criteriosa as garrafas que você realmente quer trazer para cá. As cervejas também entram no limite de US$ 500 em produtos que você pode trazer do exterior sem pagar imposto. Abaixo, uma estimativa de quantas cervejas você pode levar na mala de acordo com as quantidades mais frequentes:

– 330 ml: 36 garrafas;
– 500 ml: 24 garrafas;
– 600 ml: 20 garrafas;
– 650 ml: 18 garrafas;
– 750 ml: 16 garrafas.

No Brasil, é vedada a venda de bebida alcoólica adquirida por pessoa física no exterior. Portanto, certifique-se que você está trazendo as cervejas para consumo pessoal, até mesmo porque você pode ser interpelado pelas autoridades a respeito da finalidade dos produtos.

Segurança e transporte

Você comprou as bebidas. Agora, precisa transportá-las para o Brasil. Para garantir a segurança dos produtos, tenha certeza que eles estão muito bem embalados. Enrolar as garrafas em roupas pode ser uma opção barata, mas muito arriscada. Opte, nesses casos, por uma generosa quantidade de plástico bolha. Você não vai gastar muito e ainda vai trazer suas cervejas com segurança.

Se mesmo assim você ficar receoso, considere comprar malas, sacolas e bolsas feitas exclusivamente para o transporte de bebidas. Para não ter dor de cabeça, despache as garrafas de cerveja na mala. As companhias aéreas permitem levar no máximo 100 ml de conteúdo líquido na bagagem de mão. Essa quantidade é muito menor do que uma lata de cerveja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *