Gastronomia etc.

São Lourenço recebe sexta edição do Festival Gastronômico DEGUSTA

O Festival Gastronômico DEGUSTA, que busca fomentar a gastronomia no sul de minas, contará com visitas guiadas, oficinas e shows abertos ao público.

Até o dia 30 de setembro acontece em São Lourenço (MG), o 6º Degusta – Festival Gastronômico de São Lourenço. O evento conta com a participação de 20 estabelecimentos da cidade e terá como tema “Nossos Queijos – Terroir Mantiqueira”. Realizado pelo São Lourenço Convention & Visitors Bureaus, o evento tem como objetivo fomentar o resgate das cozinhas regionais mineira e a valorização da produção artesanal com excelência gastronômica, como queijos tradicionais, cafés especiais, doces e azeites da Mantiqueira.

Conhecida por suas águas minerais e vários atrativos turísticos, a cidade eleva o festival a um evento mais do que gastronômico, pois apresentará também espetáculos musicais e cênicos como a apresentação do musical “Ópera de Sabão”, da Orquestra de Violeiros de São Lourenço; visitas guiadas, roteiro gastronômico, além de workshops, palestras e aulas práticas das receitas do festival.

Entre as atividades abertas ao público estão os Roteiros Gastronômicos: experiências de hospitalidade vivenciada em diferentes espaços, tendo a comida como o primeiro acolhimento para o visitante. As visitas guiadas percorrerão fazendas produtoras de café da região. O roteiro “Lenha no Fogão”, idealizado pela pesquisadora Juliana Venturelli, é uma imersão nas histórias e memórias de famílias mineiras e suas receitas. Haverá também a rota do queijo e azeite nas terras altas da Mantiqueira; e à Fazenda Biodinâmica. A ideia é promover a interação com os múltiplos modos de produzir, comer e viver do Sul mineiro. Os municípios que fazem parte destes roteiros são: Carmo de Minas, Cruzília, Baependi, Aiuruoca, Alagoa, Itamonte e Maria da Fé.

O público poderá participar ainda da Vila Gastronômica, que acontece de 28 a 30 de setembro, no Calçadão Silvério Sanches, em São Lourenço, e irá reunir produtores locais e restaurantes que apresentarão a gastronomia da região. No espaço destinado à Cozinha Show, haverá workshops, palestras e aulas práticas das receitas do festival, ministradas por chefs regionais, além da ação “Traga a sua receita”, onde qualquer pessoa poderá se inscrever previamente e apresentar sua receita no local.

Para os amantes da sétima arte, haverá a exibição dos filmes “Comer o quê?”, de Leonardo Brant; e “Lenha no Fogão”, de Juliana Venturelli. Aqueles que querem aprender um pouco mais sobre a gestão em gastronomia poderão se inscrever no curso “Marketing Gastronômico Essencial, ministrado pela Escola Mineira de Marketing, ou se aventurar nos workshops de harmonização de queijos com cervejas artesanais, cachaça, azeite, café e vinhos.

Segundo Alexandre Melo, coordenador geral do evento, o Passaporte Degusta estará novamente presente e será um impresso em forma de livreto onde os consumidores receberão um carimbo com pontos acumulados a cada prato do festival saboreado. “O objetivo é fazer com que os participantes conheçam ao máximo a culinária mineira. Por isso, ao atingir a meta de consumo estabelecida pelo festival, eles serão premiados com uma cesta com produtos típicos de nossa região”, completa.

6º DEGUSTA – Festival Gastronômico de São Lourenço

09/09/17 – Cine Degusta

  • Orquestra de Violeiros de São Lourenço
  • Oficina Degustação comentada de queijos – sabores da França e da Mantiqueira – Sítio Lagoa Seca

09 e 10/09/17 – Workshop “Food Books: escrita e literatura gastronômica” – Parque das Águas

16 e 17/09/17 – Workshop Bebendo Azeitonas – Uma aula de azeite sem falar grego – Parque das Águas

27/09/17- Seminário “ Queijos Artesanais – Patrimônio de Minas – Sítio Lagoa Seca

29/09/17 – Marketing Gastronômico Essencial (de 8 às 12hs)

27 e 28/09/17 – I Encontro Nacional de Turismo Gastronomia e Criatividade

28, 28 e 30/09/17 – Vila Gastronômica – Calçadão Silvério Sanches

O DEGUSTA acontece de 1º a 30 de setembro.

Maiores informações em www.saolourencocvb.com.br/degusta2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *