Gastronomia etc.

Restaurantes no Rio de Janeiro com menu de outono

A chegada do outono já trouxe mudanças no cardápio de muitos restaurantes da Cidade Maravilhosa, novas criações surgem nos menus, agora mais encorpados e com sabores mais marcantes. Confira algumas dicas de restaurantes que farão desta estação ainda mais gostosa.

O restaurante Demi Glace já está cheio de novidades para dias de temperaturas mais amenas. Entre as entradas está o Penne sem glúten com cogumelos ao pesto, nozes e grana padano; e a Marroquina ao curry, com mix de folhas, cuscuz marroquino, lascas de frango e castanha de caju. Os pratos principais são a grande aposta da casa para a época e os comensais terão opções como o Risoto Veggie, com cenoura, abobrinha, ervilha, pimentões coloridos, alho-poró crocante e lascas de frango grelhado; o Salmão grelhado sobre pesto de manjericão e crocante de alho-poró, com purê de baroa e salada verde; o Fetuccine ao molho mediterrâneo, com camarões, tomate cereja, alho laminado, dedo de moça, azeitona azapa e manjericão ao azeite, entre outras delícias. As sobremesas de outono também são de dar água na boca, como o Bolo fudge de chocolate com nutela, morango e sorvete de vanilla.

Demi-Glace Restaurante e Grill
Rua México, 168 e Rua Lavradio, 100 – Centro – Rio de Janeiro/RJ.
Telefone: (21) 2240-4255 | 2221-2767

 

Na Marina da Glória, o Corrientes 348, casa da autêntica parrilla argentina e outros cortes nobres, as cores e o sabor dos Legumbres a la Parrilla são destaque.

Corrientes 348
Marina da Glória
Av. Infante Dom Henrique, s/n (Restaurante 103). Glória – Rio de Janeiro/RJ.
Telefone: (21) 2557-4027

.

Ainda na Marina da Glória, o Soho, dedicado à culinária fusion oriental, o Hossomaki Especial une um empanado com atum, arroz, cream cheese, morango e teryaki.

Soho Rio Restaurante
Marina da Glória
Av. Infante Dom Henrique, S/N, loja 101. Glória – Rio de Janeiro/RJ.
Telefones: (21) 2237-9159 | 2225-2698

O Oklahoma, tradicional casa de 64 anos do Flamengo, traz no cardápio o Filé de badejo à Belle Meunière, com batata cozida e Molho de Alcaparras.

Oklahoma
Rua Senador Vergueiro, 35 – Flamengo – Rio de Janeiro/RJ.
Telefone: (21) 2557-6464

Fillet de Badejo à Belle Meuniere. Foto: Filico

Comandado pelo chef Marcelo Cheble, o restaurante Skinna, especializado em frutos do mar, traz no cardápio boas opções para o outono. Entre as opções, boa pedida é a Delícias do Mar, preparado com camarão, lagosta e cherne acompanhado de arroz de açafrão.

Skinna
Avenida Armando Lombardi, 205, lojas 106 e 107 (Shopping Esquina da Barra), Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ.
Telefone: (21) 2493-2300

O restaurante Verde Vício, casa especializada na culinária saudável, no Centro, traz no cardápio boas opções para o outono, como o Salmão grelhado com ervas, com cuscuz com rúcula, mussarela de búfala, tomate cereja, cebola roxa, castanha do Pará, coentro e aneto.

Verde Vício
Rua Buenos Aires, 22 – Centro – Rio de Janeiro/RJ.
Telefone: (21) 2233-9602

No tradicional restaurante Antiquarius, próximo de completar 40 anos no Leblon, o Menu de Outono fica disponível na Sugestão do Chef até o dia 15 de abril. Os novos pratos foram pensados para as temperaturas mais amenas dessa estação, com sugestões mais encorpadas servidas em tigelinhas. Entre as novidades que acabam de desembarcar na casa portuguesa está a Tigelinha de Lagostins à Cordòn Verde – lagostins cozidos com queijo roquefort e creme de espinafre, de entrada. Já entre os pratos principais, as estrelas da estação ficam por conta do Bacalhau com Natas – bacalhau desfiado com creme de natas, cebolas e batatas sauté –, e o Bife à Tasca – filé mignon servido com molho português, ovo frito em cima e batatas palito – típico da Terrinha.

Já para finalizar a experiência, a casa portuguesa também aposta no Pudim de Tapioca com Coco, uma das novidades na clássica carta de sobremesas.

Antiquarius
Rua Aristides Espínola 19, Leblon – Rio de Janeiro/RJ.
Telefone: (21) 2294-1049

Reconhecido por oferecer cortes nobres preparados na grelha, o tradicional restaurante Esplanada Grill, há 29 anos no coração de Ipanema, aposta dessa vez no preparo das carnes no fogão para o menu de outono. Entre as sugestões da steak house para essa estação, estão o Picadão Belo – 350g de cubos de filé mignon com milho no molho da carne, acompanhado de farofa Esplanada, ovo poche e arroz branco -, o Steak Diana – 300g de filé mignon, acompanhado de arroz branco puxado no molho de carne, com presunto, ervilha e salsinha, decorado com limão e salsinha -, e o Stinco de Cordeiro com Arroz de Açafrão.

Esplanada Grill
Rua Barão da Torre 600, Ipanema – Rio de Janeiro/RJ.
Telefones: (21) 2239-6028 | 2512-2970

A pedida no Farid Culinária Árabe, situado no 4º andar do Shopping Leblon, é a Abobrinha recheada com arroz e carne, temperados à moda libanesa. Pelo mesmo valor e recheio, a casa também oferece a Berinjela recheada.

Farid Culinária Árabe
Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, loja 414. Leblon – Rio de Janeiro/RJ.
Telefone: (21) 3288-7557

O restaurante Mr. Lenha, especializado na culinária italiana, tem as pizzas como carro-chefe. Entre as opções da nova estação, destaque para a pizza funghi, com molho de tomate, mozarela de búfala, shiitake, cordoncello, champignon ao azeite e alho e folhas de rúcula.

Mr. Lenha
Avenida Érico Veríssimo, 970, lojas C e F, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ.
Telefone: (21) 2491-1244

O chef Pierre Landry, do restaurante Flashback Rio, em Ipanema, elaborou o “Salmão curado com suco de beterraba e gengibre, vinagrete de manga e pimenta de dedo de moça”. A nova opção do cardápio estreia neste mês e promete encantar o paladar dos clientes.

Flashback Rio
Endereço: Rua Paul Redfern, 33. Ipanema – Rio de Janeiro/RJ.
Telefone: (21) 2274-7657

O Botequim Rio Antigo, localizado no bairro de Olaria, próximo ao Cacique de Ramos, preserva a aura da boemia do subúrbio carioca. A sugestão para a estação é a Maravilha de abóbora, bolinho de abóbora empanado recheado com camarão e parmesão.

Botequim Rio Antigo
Rua Uranos, 1.489, Olaria – Rio de Janeiro/RJ.
Telefone: (21) 3867-6124

Um misto de café e bistrô, o Le Café d´ici leva para o bairro boêmio um pedacinho da França com um ambiente charmoso, aconchegante e acolhedor. Para o outono, o destaque é o tentador waffle combinado de morangos com Nutella.

Le Café d’ici
Rua Campos Sales, 28 – Loja D – Tijuca – Rio de Janeiro/RJ.
Telefone: (21) 3518-7950

O chef Vaval comanda as caçarolas do restaurante Nomangue, especializado na culinária caiçara. Para o outono, o chef aposta na Paella Caiçara, que leva camarão VG, filé de peixe grelhado e arroz de açafrão.

Nomangue
Rua Sá Ferreira, 25 – Copacabana – Rio de Janeiro/RJ.
Telefone: (21) 2225 4028 | 2521 3237

Paella Caiçara. Foto: Wagner Ziegelmeyer

A Bottega del Vino leva para o Leblon a descontração e qualidade de serviço das melhores enotecas italianas. A casa comandada pelos sócios Nicola Giorgio e o sommelier Dionísio Chaves, traz no cardápio de outono o Risoto de cogumelos frescos.

Bottega del Vino
Rua Dias Ferreira, 78 Leblon – Rio de Janeiro/RJ.
Telefone: (21) 2540-5019 | 2512-6526

Para se adaptar ao novo clima, o chef Renato Ialenti apresenta no restaurante Quadrifoglio, localizado no Village Mall, duas novas criações. Entram em cena preparos mais consistentes e quentes como o filetto di manzo al funghi porcini – feito com filet mignon ao molho de tomilho servido com polenta taragna e cogumelos porcini e o baccalá ala veneta – feito com lombo de bacalhau grelhado com molho de tomate cereja e azeitona preta servida com purê de brócolis.

Quadrifoglio (Village Mall)
Av. das Américas, 3.900, Piso L3 – Loja 304 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ.
Telefone: (21) 3252-2652

No Tô Nem Aí, em Ipanema, a palavra de ordem é aconchego. Nesse clima de comfort food, a casa sugere suas sopas, como a Leão Veloso, tradicional sopa portuguesa com frutos do mar, e o Caldo Verde, que leva vegetais, batata e linguiça apimentada. Na ala das saladas, a aposta é a de camarões marinados, folhas e legumes da estação, como abobrinha e berinjela.

Tô nem aí
Rua Farme de Amoedo, 57 – Ipanema – Rio de Janeiro/RJ.
Telefone: (21)2247-8403

A Amelie Creperie et Bistrot, especializada em receitas típicas da Bretanha, na França, traz no cardápio boas opções para o outono. Entre as receitas de galette, destaque para o Île Saint-Louis, preparado com queijo brie, presunto parma, crocante de parma, figos confit, mel trufado e nozes.

Amelie Creperie e Bistrot
Gávea: Rua Marquês de São Vicente, 52/loja 112 – Shopping da Gávea
Telefone: (21) 2249-9153

Barra da Tijuca: Av. das Américas, 4666 – Barra Shopping, Nível Lagoa – Loja 173
Telefone: (21) 2249-9153

A nova estação também traz mudanças no cardápio do Point de Grumari, referência gastronômica na região de Guaratiba. A casa aposta em opções acolhedoras para aquecer na medida certa. Dentre as sugestões, destaque para o fettuccine de frutos do mar, feito com camarão, polvo, lula e mexilhão; além do fettuccine Marambaia, que leva camarões grandes, brócolis, tomate seco, mussarela de búfala e cebola roxa. Outra dica é a panelinha de pedra-sabão de camarão grande no Catupiry com arroz e batatas prussianas.

Point de Grumari
Estrada do Grumari, 2.710 – Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2410-1106 | 2410-1434

BioCarioca preparou novidades no menu especiais da estação. Para acompanhar o frio que começa a chegar, aparecem ingredientes mais encorpados. Entre as opções estão o Nhoque Bio ao pesto, e o Risoto de Quinoa, com legumes, alho-poró e semente de girassol. Na hora da sobremesa, a dica é apostar na Torta de cacau com laranja e gengibre e na de banana com queijo.

BioCarioca Copacabana
Rua Xavier da Silveira, 28, Copacabana – Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2523-4820

As dicas para curtir os belisquetes no Do Horto são o Bolinho de arroz arbóreo, com ervas e parmesão acompanhado de chutney de frutas, o Falafel, bolinhos de grão de bico com tabule e homus, e a Samoosa, pastel assado recheado com couve e gorgonzola ou camarão. Os belisquetes não foram suficientes para matar sua fome? Confira então o Talharim, elaborado com molho branco ao limão, lascas de salmão, alho poró, servido na cesta de parmesão ou o Nhoque do Mar, com molho ao sugo, camarão, lula e cubos de salmão.

Do Horto
Rua Pacheco Leão, 780, Jardim Botânico – Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 3114-8439

Já no Leme, o Manifesto BCA oferece o Nhoque de baroa com ragu de cogumelos, farofa de castanhas brasileiras e brotos, e as pizzas especiais elaboradas com ingredientes diferenciados como a Carbonara, com barriga de porco crocante, muçarela, parmesão, pimenta do reino e ovos estrelados e a Puta Madre, com peperoni, creme de burrata, bacon, cogumelo paris, muçarela e molho de tomate.

Manifesto BCA
Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 22, Leme – Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2051-1910

Nhoque de Baroa. Foto: Filico

No Leblon, o Fellini sugere opções que variam diariamente. Entre elas estão o Risoto de camarão com limão siciliano e alho poró, a Lentilha com cebola crocante e o Tornedor ao molho madeira com champignon.

Fellini
Rua General Urquiza, 104, Leblon – Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2511-3600 | 2274-2966

Em Ipanema, o Barthodomeu oferece suas deliciosas pizzas com massa artesanal feita na casa, como a de Muçarela, de Calabresa, e a de Quatro queijos.

Barthodomeu
Rua Maria Quitéria, 46 – Ipanema – Rio de Janeiro/RJ
Contato: (21) 2247-8609

Ainda no bairro, o Restô, bistrô comandado pelo chef Tande Bittencourt, uma ótima opção é o Fantasia do Pescador, filézinhos de linguado e camarões grelhados, creme de curry, chutney de tomate, risoto de uvas com estragão e bisque de camarão.

Restô
Endereço: Rua Joana Angélica, 184, Ipanema – Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2287-0052

Já o Via 44, cantinho italiano em Ipanema, comemora a chegada do outono promovendo um Festival de Massas, de segunda a sexta, no almoço e jantar. Por R$29, o comensal pode escolher entre penne, lasanha, talharim, nhoque, pizza, e os diversos molhos e recheios. Faz parte do menu a deliciosa Lasanha à Bolonhesa, o Spaghetti all’ Matriciana, o Penne all’ arrabiata e o Gnocchi al funghi.

Via 44
Rua Visconde de Pirajá, 44, Loja B
Telefone: (21) 2227-1477 | 2227-1478

No Jardim Botânico e em Ipanema, experimente os pratos e bebidas inspirados na culinária peruana na La Carioca Cevicheria. As casas oferecem o Chicharon de Pernil com Nhoque de Batata Baroa ao molho peruano Ocopa e o Plato LaCarioca, elaborado com ceviche clássico ou AhiPoke (atum ao molho de ostra e shoyo), salada fria de quinua temperada com vinagrete da casa, batata doce com toque de canela, cubos de manga e de abacate, escoltados por folhas e brotos. Outras alternativas são o Quinoto de Tomate, acompanhado de filé de peixe branco com salsa de tomate temperada, e a Pasta a la Huancaina com pollo, peito de frango em lascas acompanhado de massa com salsa Huancaina.

La Carioca Cevicheria
Ipanema – Rua Garcia D’ávila, 173 loja A – Telefone: (21) 2522-8184
Jardim Botânico – Rua Maria Angélica, 113 A – Jardim Botânico – Telefone: (21) 2226-8821

Chicharon de pernil com papa baro. Foto: Filico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *