O sonho das ondas gigantes, deixar um legado e ajudar o próximo, essas são algumas das metas que o atleta do surf Marcelo Luna tem em mente.
O surf foi de extrema importância para a vida do surfista em ondas gigantes Marcelo Luna, já que o tirou do envolvimento com drogas e o levou para o esporte, conquistando a qualidade de vida. Para ajudar outros jovens que possam passar pelas mesmas dificuldades, Marcelo realiza um projeto de conscientização e noções básicas para a prática do Tow-In na represa Billings, em São Bernardo do Campo.
No próximo mês Marcelo irá para Nazaré, Portugal, para a temporada 2016/2017 de Tow-In, ele busca quebrar o recorde existente, e com apenas 6 meses no mundo do Tow-In, o surfista já foi indicado como Excellence Award Entry no RedChargers. Esse evento é considerado o “Oscar do Surf” (o RedChargers é realizado para indicar surfistas do mundo todo, que fazem o que amam e enfrentam muitas dificuldades) e também acontece em Nazaré – cidade de praia a 150 km de Lisboa.
Nazaré é o paraíso dos surfistas de ondas gigantes atualmente. A fama da onda portuguesa veio em 2011, quando o havaiano Garret McNamara quebrou o recorde mundial de maior onda já surfada, chegando a alcançar 24 metros de altura. Em 2013, McNamara quebrou seu próprio recorde, surfando uma onda de 30 metros. A marca já foi ultrapassada por Carlos Burle, quando dropou uma parede de 30,4 metros. A temporada de ondas grandes em Nazaré começa a partir de outubro. O Canhão de Nazaré, um desfiladeiro submarino de origem tectônica situado ao largo da costa de Nazaré, faz com as ondas viajarem a uma velocidade maior por conta da falha da placa Nazaré-Pombal e chegam à costa praticamente sem perder energia, formando ondas de grandes dimensões. Um ambiente ideal para a prática mais extrema e radical do surfe.