Dicas & Destinos

Destino: Pernambuco o coração do nordeste

Dizer que Pernambuco é único, é meio que chover no molhado. O Estado abraça os visitantes com tanto carinho que fica difícil querer voltar pra casa, sair de suas terras. Estar em Pernambuco é uma experiência sem comparações, terra de um povo acolhedor, com inúmeras belezas naturais e monumentos que contam a fascinante história de nosso Brasil. Já estive viajando pelo estado e encontrei incontáveis lugares lindos e vivenciei momentos inesperados.

Tudo contribui para que Pernambuco seja conhecido por sua natureza, cultura, gastronomia e hospitalidade.  O traçado da capital, Recife, com praias, ilhas e rios; Olinda, Patrimônio Cultural da Humanidade; o arquipélago de Fernando de Noronha, Patrimônio Natural da Humanidade e muitas praias charmosas brilhando entre as mais belas do Brasil despertam a atenção do turista.

Uma de suas praias encantadoras é Porto de Galinhas, eleita 11 vezes a mais bonita do Brasil. São 187 quilômetros de litoral, com águas sempre morninhas e mar azul o ano inteiro.

Pernambuco é muito conhecida por suas praias, música, gastronomia e cultura, mas avançando para o interior do estado encontramos muito mais diversidade cultural e belos cenários que vão além das cidades já badaladas de Recife, Olinda, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha. Sim, elas são lindas e possuem rica história e paisagens incríveis, mas me diga aqui,  você já pensou em sentir frio em pleno nordeste brasileiro? Estar passeando em cidades onde o termômetro bate 10º sem nenhuma grande calamidade da natureza estar ocorrendo é bastante impensável para muitas pessoas que se habituaram a ver o nordeste apenas como sinônimo de praias. E passar dias desbravando cidades pouco divulgadas na grande mídia é a minha vibe.

Triunfo

Vou começar com Triunfo que possui um rico patrimônio arquitetônico por ter sido colonizada por europeus. Na  cidade encontramos diversos patrimônios além de casarões, sobrados, igrejas, conventos e escolas do século XIX e XX. Um destes patrimônios é o imponente edifício do Theatro Cinema Guarany, inaugurado em 1922, construído em torno do Lago João Barbosa Sitônio.

O casario histórico se concentra no centro, em ruas estreitas, e enche as ladeiras da cidade de charme com seus janelões imensos e com suas fachadas coloridas com motivos florais, geométricos e religiosos.

A melhor maneira de conhecer as construções do Centro é a pé. Comece o passeio em frente ao Theatro Guarany, restaurado, e termine com uma visita ao Museu do Cangaço que reúne fotos, armas e vestimentas usadas por cangaceiros e fazendeiros do começo do século passado. Uma imersão cultural fantástica.

Ainda no centro, não deixe de subir até o SESC Triunfo em um teleférico, a 16 metros de altura, e ter a chance de olhar a cidade do alto. Além de um passeio super agradável, as fotos que você vai tirar de lá do alto são incríveis.

O Pico do Papagaio é outro lugar incrível para visitar em Pernambuco. Ponto mais alto do estado, é de lá que você vai ter uma boa vista da região. A estrada que dá acesso ao pico é problemática , sendo assim, vá apenas com veículos 4×4. Se você não estiver com esse tipo de carro pode fazer o percurso contratando o serviço de um receptivo na cidade ou com taxistas.

Triunfo1

Gravatá

Lembra quando falei que no nordeste também faz frio? Gravatá, no topo da Serra das Russas, assim como Triunfo, é uma dessas cidades. Com um clima delicioso durante todo o ano, Gravatá é perfeita para fazer trekking, se banhar em cachoeiras e saborear pratos inimagináveis para a região. O destaque da gastronomia local é a buchada de bode.

A região é repleta de chácaras e hotéis fazenda em meio ao verde. Perfeito para viajar com a família ou a dois. A beleza natural de Gravatá e seus animados eventos dividem a atenção ainda com o encantador artesanato produzido na cidade.

gravatá

Bezerros

No Agreste de Pernambuco, a 107 Km do Recife, em pleno brejo de transição encontramos temperatura amena, trilhas de aventura e costumes do interior entre seus atrativos. No inverno pernambucano, do início de junho ao fim de agosto, o termômetro pode chegar a marcar 8 º – olha o friozinho aí de novo!

Em Bezerros você vai encontrar muitas cores e uma cultura vibrante. Durante o Carnaval centenas de milhares de pessoas chegam à cidade em busca da Folia do Papangu, que são desfiles onde os foliões mascarados tomam conta das ruas da cidade.  Mas não é só no carnaval que a cidade transpira cultura, nos outros meses do ano o rico e colorido artesanato  típico do sertão à base de barro, madeira, couro, fibras, papel, tecidos encanta todos nós.

Se você curte turismo de aventura, em Bezerros você também encontra. Agora, não deixe de assistir o espetáculo do astro-rei no inesquecível pôr do sol na Serra Negra.

Serra Negra Bezerros

Caruaru além do forró

Todos sabemos que a cidade de Caruaru é conhecida por dividir com Campina Grande, Paraíba, o título de capital do forró durante os festejos juninos, mas a cidade também pode – e deve – ser visitada em outros períodos do ano.

Para quem não dispensa um imersão na cultura local, não pode deixar de visitar o bairro Alto do Moura e dar uma passada na casa de Mestre Vitalino. É praticamente um passeio obrigatório. Hoje, a casa onde o mestre viveu foi transformada em museu. Seus belos trabalhos em cerâmica representam cenas da vida nordestina e seus personagens, como retirantes, cangaceiros e trios de forró.

Alto Mourão

Turismo Rural

Uma visita aos engenhos é uma viagem que remete à opulência do Ciclo do Açúcar em Pernambuco. Nessas propriedades cheias de história para contar, o tempo deixou seus recadinhos nas casas-grandes, nas senzalas e nas capelas. Com paisagens e atrativos diferenciados, algumas propriedades estão instaladas em antigos engenhos ou fazendas e oferecem a oportunidade de aproveitar a natureza de modo sustentável e vivenciar o dia a dia do campo. São tantas coisas inusitadas para fazer e para curtir que você vai me dar razão quando digo que voltar de Pernambuco deixa o coração apertadinho de saudade.

Lampião

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *