Dicas & Destinos

Dourados, uma cidade hospitaleira no Mato Grosso do Sul

A convite do Ministério do Turismo (MTur), por ocasião do revezamento da tocha olímpica, estive em Dourados, no Mato Grosso do Sul, para conhecer os atrativos e a estrutura turística da cidade. Dourados é a maior cidade do interior do Estado, e está modernizando sua estrutura turística e de eventos. Sua localização é passagem obrigatória para os turistas que chegam do sul do Brasil e de boa parte dos que chegam através de seu aeroporto, buscando as belezas de cidades como Jardim e Bonito e do Pantanal. A cidade fica a 223Km de Campo Grande, a 277 Km de Bonito, a 207Km de Jardim e a 120Km da fronteira com o Paraguai.

As artes do mestre Cilso Aparecido Tibúrcio, uma referência do artesanato em Mato Grosso do Sul

As artes do mestre Cilso Aparecido Tibúrcio, uma referência do artesanato em Mato Grosso do Sul

Na cidade, conheci alguns lugares dentro das áreas urbana e rural. Entre eles, a Reserva Ambiental Champagnat, o Galpão das Artes Guaicurus, a Reserva Indígena de Dourados, o Museu da Colônia Agrícola Nacional de Dourados, a Usina Filinto Muller e o Teatro Municipal. Na ocasião, fiz a cobertura da celebração da Tocha Olímpica em Dourados, na Praça Antônio João, e também visitei a Embrapa Agropecuária Oeste, que desenvolve pesquisas para a agropecuária. Conheci também a Cantina Mato Grosso que fabrica o chopp Bier Rein, feito em Dourados, e também o Kanoa Restaurante e Pesqueiro – quer comer peixe em Dourados? Este é o lugar!

Galpão das Artes Guaicurus

O “Galpão Guaicurus” está entre os atrativos turísticos de Dourados, e Mestre Cilso, uma referência do artesanato em Mato Grosso do Sul, literalmente mete a mão na massa, ou para ser mais preciso, na argila. Mas em meio as artes de cerâmica do artesão, podemos encontrar obras de um dos precursores do grafite em alto relevo 3D, Marlon Beraldo, sobrinho de Mestre Cilso e filho da artista plástica Zilá Beraldo.

O Galpão das Artes Guaicurus fica na Avenida Presidente Vargas, 2.780, Jardim Europa, Dourados-MS. Funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 18 horas, e o telefone de contato é o (67) 3427-3612.

Reserva Indígena de Dourados

A reserva que está localizada na Rodovia MS 156, a 5 km do Centro de Dourados, é formada por duas aldeias, Bororó e Jaguapirú, e o local abriga três etnias: Caiuás (Kaiowá), Guarani (Nandeva) e Terena, sendo a única reserva indígena no mundo a reunir três etnias em uma mesma área. Para os visitantes há um ritual de recepção, apresentações de danças típicas e mostra de artesanato.

Usina Velha

A Usina Felinto Muller foi pioneira a gerar energia no fim da década de 40. A usina foi a primeira obra importante de Dourados e custou, 5 milhões de Cruzeiros. Em 1991 a usina virou ponto turístico e no ano passado foi tombada como patrimônio histórico e cultural.

Reserva Ambiental Champagnat (Centro Social Marista de Dourados)

A Reserva conta com uma extensa área de preservação ambiental, e vasta biodiversidade de espécies da flora e da fauna brasileira, como os macacos-prego. Um dos seus principais atrativos é a trilha ecológica, que pode ser percorrida em 30 minutos.

Os agendamentos para visita à Reserva Champagnat podem ser feitos pessoalmente na unidade, situada na Rua Haiti, 280, Parque das Nações; pelo telefone (67) 3424-1311; ou pelo e-mail reservachampagnat@solmarista.org.br. O passeio é gratuito.

Museu da Colônia Agrícola Nacional de Dourados e Associação de Mulheres de Indápolis

A Associação de Mulheres, com sede no distrito de Indápolis, possui um espaço no Museu da Colônia Agrícola Nacional de Dourados para a exposição dos artigos artesanais produzidos pelas mulheres do grupo. O museu possui na entrada um Cruzeiro, monumento em homenagem à Colônia, uma obra importante que resgata parte da história da criação do município.

Embrapa Agropecuária Oeste

Recebidos pelo Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia, Auro Akio Otsubo e pela supervisora do Núcleo de Comunicação Organizacional, Clarice Zanoni Fontes, fizemos um tour pela sede da Embrapa Agropecuária Oeste, e conhecemos detalhes de algumas pesquisas desenvolvidas pela Unidade. Os temas das pesquisas apresentadas foram: controle biológico, Sistema Agroflorestal Biodiversos (SAFs), aquaponia, Integração-Lavoura-Pecuária-Florestas (ILPF) e gases de efeito estufa.

A Embrapa Agropecuária Oeste é um dos locais que está sendo inserido no roteiro de atrativos turísticos a serem visitados em Dourados, pois possui um grande potencial que pode agregar valor ao turismo científico nacional.

Um pouco do Japão Fest foi apresentado durante uma Mostra Cultural. Foto: Dênes de Azevedo

Um pouco do Japão Fest foi apresentado durante uma Mostra Cultural. Foto: Dênes de Azevedo

Dourados tem alguns eventos que já fazem parte do seu calendário, entre eles o Festival Gastronômico Sabores de Dourados, a Festa do Peixe, em abril, que acontece no Parque do Lago (um Parque ambiental e de lazer) a ExpoAgro, em maio, sua Festa Junina, e a Japão Fest, em outubro, além de vários eventos de negócios.

Como chegar

Você pode chegar a este destino via Azul Linhas Aéreas que possui voos diários, ida e volta, partindo de Campinas (São Paulo).

Esta visita contou com a participação da coordenadora de Turismo da Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável) da Prefeitura de Dourados, Rejane Delvalle Morinigo, e da assessora de imprensa do Mtur, Walquiria Henriques. Foram convidados além do Portal Embarque na Viagem e Revista Gastronomia etc., as jornalistas Iana Caramori, do Correio Brasiliense e Fernanda Athas, da Folha de São Paulo.

3 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *