Dicas & Destinos

Destino: República Tcheca – história, cultura e arquitetura

A República Tcheca é um paraíso histórico e cultural sofisticado pra quem gosta de arquitetura, arte, história e folclore.

República Tcheca

A cada ano, cresce o número de brasileiros que atravessam o Atlântico para desbravar ou mochilar no país. Após o fim do regime comunista em 1989, o lugar abriu as portas para o turismo e se revelou um dos destinos mais charmosos e desenvolvidos do Leste Europeu.

A proximidade da República Tcheca com vizinhos como Áustria, Hungria, Eslováquia Alemanha e Polônia atraem visitantes do mundo todo. Com séculos de história e cultura, o país vai do estilo medieval à arte contemporânea. Está repleto de catedrais, monumentos, palácios, jardins e até a “sagrada” rota da cerveja. Desde o século 8, é um dos maiores produtores e consumidores da bebida fermentada.

Envolta de belas paisagens e grandes montanhas, algumas delas até com estações de esqui, a nação tcheca divide-se em dois territórios: Morávia e Boêmia. Na segunda província, por exemplo, encontram-se a cosmopolita capital Praga e as cidades cervejeiras, como Pilsen e Budweis. Viaje até Pilsen, onde a cerveja pilsen foi inventada. Passeie pela cervejaria que ainda fabrica a primeira pilsen do mundo, a Pilsner Urquell, e deguste um pouco diretamente do barril.

Cervejaria Pilsner Urquell - República Tcheca - Tourism Media

A Cidade Velha medieval de Praga é uma das atrações mais procuradas da Europa. A extensa Ponte Carlos do século XIV, o Relógio Astronômico ainda em funcionamento construído em 1410 e o Castelo de Praga, que fica no topo da colina e pode ser visto de toda a cidade, dão a sensação de que Praga permanece intocada há séculos. Tenha a mesma sensação ao visitar a cidade velha de Cesky Krumlov. O plano e a arquitetura dessa cidade reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO permanecem os mesmos desde a Idade Média.

O dinâmico século XX deixou suas marcas próximo das estruturas antigas da República Tcheca. Um dos edifícios mais experimentais do arquiteto modernista Frank Gehry, a Casa Dançante, fica às margens do rio de Praga.

Visite a grande cidade de Brno para ver um incrível exemplo do design da década de 1920: as linhas retas da Vila Tugendhat. Para ver um dos melhores exemplos do encontro do antigo com o novo na República Tcheca, passeie pelo Castelo de Konopišt?, ao sul de Praga. Ele já foi residência do arquiduque Francisco Ferdinando e depois funcionou como a sede da SS durante a ocupação alemã.

Outros principais atrativos nacionais são os pubs, as baladas eletrônicas e o rico calendário de eventos, que começa em maio e segue pelo resto do ano. A programação inclui festivais de jazz, da cerveja e até de ópera e música na primavera. A gastronomia também é bem interessante. Lembra muito a comida alemã, com pratos à base de carne de porco ou vaca, e acompanhados de batatas, arroz, salsichas e linguiças.

Praga (e arredores) - República Tcheca -

Se a língua local é complicada falar, para facilitar, muitos tchecos se viram no inglês. A grande maioria é simpática com os estrangeiros ocidentais. A população, repleta de jovens e gente bonita, possui alto nível de educação. Afinal, trata-se da terra de escritores como Franz Kafka e muitos outros artistas. Não por acaso, o país se tornou um dos mais irradiantes centros de cultura e artes da Europa neste século 21.

Além de sua arte e arquitetura, a República Tcheca é famosa pela cultura de entretenimento. Karlovy Vary é uma das maiores cidades spa da Europa e conta com mais de uma dúzia de fontes termais e inúmeros hotéis luxuosos. Nesta região você poderá relaxar em resorts que atraíram hóspedes como Goethe e Beethoven.

Elizabeth's Spa - República Tcheca - Tourism Media

Como chegar

É possível chegar a Praga de trem ou avião saindo das principais cidades europeias. Pisar neste país de arquitetura medieval e arte modernista é como entrar em uma máquina do tempo.

Prague red Tram detail, Czech Republic

Os melhores momentos de uma viagem ao Velho Continente com certeza passam pela República Tcheca.

2 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *