Gastronomia etc.

Gastronomia Francesa é evidenciada na lista do melhores restaurantes do mundo

A lista dos 1000 restaurantes confirma a excelência da Gastronomia Francesa

Em dezembro foi divulgada sob a presença de Laurent Fabius Ministro de Relações Exteriores e do Desenvolvimento Internacional, “A Lista”, primeira classificação gastronômica internacional que se baseia em uma metodologia transparente e equitativa para a compilação de muitos guias e sites de avaliação on-line, que exalta os 1000 melhores restaurantes ao redor do mundo.

A lista foi concebida a partir da compilação de 200 guias gastronômicos (como Michelin, Gault&Millau e Zagat), de avaliações de sites participativos (TripAdvisor, Open Table), listas (incluindo o 50Best) e críticas da imprensa especializada, e foi lançada por inciativa do Quai d’Orsay em resposta a influente mas controversa classificação britânica “World’s 50 Best Restaurants”.

Com 116 restaurantes presentes na lista, a França ocupa o 2º lugar da lista e os 3 Chefs mais reconhecidos são igualmente franceses.

“Esta classificação confirma a excelência de nossos restaurantes e de nossos chefs”, saudou o Ministro das Relações Exteriores e do Turismo.

Os países mais representados nesta classificação são o Japão e a França, com mais de 100 endereços, seguido pelos Estados Unidos. A China, a Espanha, a Alemanha e a Itália vêm em seguida, com pouco mais de 50 endereços cada.

Os restaurantes Guy Savoy (Paris), Maison Troisgros (Roannes) e l’AubergeduVieuxPuits (Fontjoncouse) fazem parte dos Top 10 da lista, respectivamente em 4, 8 e 9 lugar.

Além disso, os 3 Chefs mais reconhecidos são todos franceses: JoëlRobuchon (com 11 restaurantes), Alain Ducasse (7 restaurantes) e Pierre Gagnaire (7 restaurantes).

Estimulada por uma Associação (LesTablesdescinqcontinentes) e apoiada por vários patrocinadores, o projeto A Lista (que não recebe nenhum financiamento público) foi projetado por uma equipe multidisciplinar * construída em torno de seu fundador, o embaixador e Presidente da Atout France, Philippe Faure. A atratividade gastronômica da França também esteve no centro do debate do Conselho de Promoção do Turismo presidido por Philippe Faure.

Para consultar a lista basta acessar o site

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *