Gastronomia etc.

La Calaca: cardápio inspirado na culinária mexicana e no lifestyle carioca

O La Calaca, que desde setembro de 2014 leva para o Leblon pratos e bebidas inspirados na autêntica culinária mexicana e no lifestyle carioca, acaba de receber mais um sócio e chef, Gery Lopez. O chef chegou do México para repaginar todo o menu (a partir do dia 11 de janeiro) e liderar a cozinha, a fim de mostrar ao público carioca a verdadeira culinária daquele país.

O especialista, que tem paixão em fazer as pessoas entenderem a cultura mexicana, afirma que a verdadeira gastronomia é fresca, temperada e exala aromas e sabores, diferente da picante e cheia de queijo encontrada no estilo tex mex, como muitos acreditam. Para atingir o seu objetivo, criou um laboratório e, entre os seus estudos, pesquisou as pimentas do Brasil no intuito de adaptar os ingredientes locais, com inspiração nas mais de 300 variações mexicanas, a maioria delas extremamente aromáticas e nada picantes. Todos os molhos são preparados na casa e o chef conta que não entram em sua panela elementos pré-prontos.

Gery, que passou por experiências em Miami, Nova York, Los Angeles, Tel-Aviv e Melbourne, e escreveu o livro La Comida Popular de Cerritos, afirma que “uma das faces da gastronomia mexicana é a popular, encontrada pelas ruas da cidade, preparada com técnica e desde a matéria prima, visando estimular todos os sentidos”.

Milho na Espiga

Milho na Espiga

À frente da casa também estão os sócios Marcos e Kristen Peixoto. O casal, que morou na Califórnia, trouxe a ideia do negócio para abrir uma casa especializada no Rio de Janeiro. “A proposta não é oferecer uma gastronomia tex-mex, mas sim um mexicano gourmet, algo jamais visto pelos cariocas” diz Marcos, que atua no mercado da gastronomia também em Salvador, onde é dono do Grupo Terra Brasil.

O menu foi pensado para satisfazer todos os desejos, em um tour gastronômico feito com pequenas porções para serem degustadas, os Antojitos, e os Platos Fuertes, que abrangem os tacos, quesadilhas e burritos. Direto das ruas do México e também muito celebradas nas praias cariocas, a espiga de milho suculenta e incrementada com sumo do limão, aioli com queijo e páprica, é ideal para abrir o circuito e instigar o paladar.

Na sequência, aposte nas grandes atrações da carta, os Platos Fuertes. Para agradar o lifestyle carioca, Gery investe na leveza e frescor, abusando dos legumes e verduras, dando muita cor aos pratos. “A gastronomia mexicana é leve, ao contrário do que muitos pensam”, afirma o expert. Os tacos são servidos em tortilhas de milho e com possibilidade de diversos recheios, como o de peixe, que leva as tiras de bacalhau em especiarias aromáticas, com repolho branco e vermelho, cenouras e cebolas em conserva, escoltado por aioli de abacate refrescante. Outra opção é a Quesadilla de Cogumelos, que reúne um mix de queijos exclusivos, espinafre, milho e pico de gallo. Satisfaça o seu apetite com os burritos de carne assada servidos em tortilha quente com feijão e arroz, repolho, pico de gallo e salsa verde.

Finalize o tour pelo país com os churros da casa que chegam à mesa quentinhos e crocantes e são escoltados por creme de chocolate com pimenta e prometem aflorar todos os sentidos.

Churros. Foto: Tomas Rangel

Churros. Foto: Tomas Rangel

A ala da coquetelaria também merece destaque. Dos drinques únicos, opte pela Margarita Skinny, que leva tequila 100% agave, cointreau e limão, e a Michelada, cerveja a escolha do cliente, com limão, molho inglês, tabasco chipotle e páprica. Há ainda uma seleção de clássicos, como o Mojito e o Martini, shots e sangrias.

Um ambiente tão gostoso como os sabores da casa

Se as especialidades do local já são de dar água na boca, pode-se dizer que o ambiente também permite uma grande experiência na casa. Além do projeto, o arquiteto José Marcelino de Salvador também assinou a decoração agradável do local, que segue a linha moderna, com iluminação pendendo no salão e um lindo bar que dá uma bossa a mais no local. O artista Luiz Martins, grafitou uma imagem temática de Frida Kahlo – ícone das artes plásticas e do universo feminino e conhecida mundialmente – no fundo do salão, um charme! Além disso, há um altar de oferendas, que prestam homenagem ao Dia dos Mortos, data que pode ser celebrada todos os dias do ano, hábito muito comum no México. Uma varanda acolhedora permite observar o vaivém do Baixo Leblon.

RESTRIÇÕES ALIMENTARES: Para quem busca uma dieta baseada em restrições alimentares, o chef se inspirou em uma das mais versáteis e abundantes cozinhas do mundo para atender vegetarianos, pessoas intolerantes a glúten e lactose, sem perder a essência e o sabor da culinária mexicana. É o caso dos tacos e quesadilhas que merecem ser degustados nessas versões.
Burrito. Foto: Tomas Rangel

Burrito. Foto: Tomas Rangel

É possível também experimentar as delícias da culinária verdadeiramente mexicana sobre rodas. O La Calaca investiu em carros que são verdadeiras cozinhas montadas com equipamentos ultra modernos, capazes de preparar de forma rápida, segura e eficiente os mais diversos itens do menu. Com isso, carrega em seus três food trucks a autêntica gastronomia e está presente nos principais eventos culinários da cidade e, também, em São Paulo e Curitiba.

La Calaca – www.lacalaca.com.br
Endereço: Avenida Ataulfo de Paiva, 1240 – Leblon
Telefone: (21) 3264-2217. Email: contato@lacalaca.com.br
Horário de funcionamento: Domingo a quinta-feira, das 11h30 à 0h, sexta-feira e sábado, das 11h30 às 2h.

O La Calaca atua em um forte projeto social. Os sócios da casa se juntaram a escola Black Futevolei, no Leblon. Com patrocínios e doações, abraçam diversas ações beneficentes na cidade do Rio de Janeiro, alcançando o Vidigal, Rocinha, Estácio e Lixão de Gramacho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *