Dicas & Destinos

Porto de Galinhas e sua biodiversidade revela-se por inteiro no Pontal de Maracaípe

Rica biodiversidade de Porto de Galinhas revela-se por inteiro no Pontal de Maracaípe. Região é uma das mais intocadas do balneário pernambucano, sendo indicada para todas as idades.

Ao sul de Porto de Galinhas está um dos mais interessantes espetáculos naturais brasileiros. O Pontal de Maracaípe, formado na foz do Rio Maracaípe, é palco do encontro das águas do rio e do mar, além de um dos cenários mais intocados do balneário pernambucano. Um dos refúgios ideais para apreciar a rica biodiversidade local.

Maracaipe_vlubambo_IMG_4821

Um pouco antes do Pontal, as ondas de Maracaípe, bastante procuradas para a prática de esportes radicais, acalmam-se e tornam-se aconselháveis para viajantes de todas as idades, especialmente famílias com crianças. A praia exibe uma enorme faixa de areia dourada, mar de um azul magnífico e abençoadas sombras de coqueiro.

O visitante pode passear de jangada e se deparar com um berçário natural, onde poderá ver de perto cavalos-marinhos de diversas tonalidades – que passam pelo marrom, amarelo e vermelho – e caranguejos, além de banhar-se em água salgada ou doce, nadar no rio e comer pescados fresquinhos. Durante o passeio, com duração média de 40 minutos, os jangadeiros da Associação do Pontal utilizam um recipiente para recolher os bichinhos e mostrá-los aos visitantes, por alguns instantes. Os cavalos-marinhos também podem ser vistos no projeto de preservação Hippocampus, próximo à Vila de Porto de Galinhas e que tem o apoio de entidades como o Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau.

Os ventos fortes favorecem ainda a prática do stand up paddle, além do kitesurfe. O esporte de origem francesa mistura técnicas de voo livre, windsurfe, esqui aquático e surfe. Para aventurar-se sobre as “pranchas voadoras” é preciso treinamento especializado, ministrado pela Escola Pernambucana de Kitesurfe. No balneário também é possível praticar windsurfe, bodyboarding, vôlei de praia, futevôlei, frescobol e muitos outros esportes náuticos e praianos.

StandUpPaddle_vlubambo_IMG_2881

Passeios de lancha e caiaque são outras boas alternativas para contemplar a região. Quem dispõe de um bom preparo físico pode chegar ao Pontal caminhando por trilhas. Perfeito para assistir ao por do sol, o lugar também concentra badalação noturna na Vila de Todos os Santos, um complexo de bares e restaurantes.

CoqueiralMaracaipe_vlubambo_IMG_3580

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *