Gastronomia etc.

Três noites históricas: Jantar a seis mãos no CIPRIANI

Três nomes marcam a trajetória do restaurante Cipriani, no Copacabana Palace: os chefs Francesco Carli, Nicola Finamore e Luca Orini. Cada qual em seu tempo, são eles os autores dos menus que, ao longo dos anos, vem aguçando paladares no italiano do Copa. Nos dias 11, 12 e 13 eles se unem para oferecer um jantar exclusivo, com pratos que se destacaram nos cardápios desde a abertura do restaurante em 1994.

Com características peculiares, cada chef imprimiu sua marca. A proposta desse encontro será mostrar o que há de melhor na junção de todas elas: dezoitos pratos – seis a cada dia – que fizeram história, seja por sua proposta atemporal ou inovadora.

Pavê de atum levemente grelhado com manga, foie gras e redução de vinho Marsala

Pavê de atum levemente grelhado com manga, foie gras e redução de vinho Marsala

Francesco Carli foi o chef convidado para inaugurar a cozinha do Cipriani e logo consagrou o restaurante como um dos mais requisitados italianos da cidade. Da Itália, onde viveu até então, trouxe as referências culinárias, e do prestigiado Hotel Cipriani & Palazzo Vendramini, em Veneza, a expertise da alta gastronomia. Nos 16 anos à frente do restaurante carioca, Carli acumulou prêmios da imprensa especializada e o reconhecimento por suas criações, duas delas importadas do restaurante veneziano, o famoso carpaccio de carne e o fettuccine verde gratinado com presunto.

Promovido a Chef Executivo para assumir toda a operação gastronômica do hotel, Carli nomeou Nicola Finamore como seu sucessor, em 2010. Embora tenha preservado a linha do restaurante, Finamore inovou com um cardápio com características próprias. Estudou a fundo as frutas brasileiras e os sabores do Norte e do Nordeste, mostrando intimidade com os legumes locais, pratos que dividiram a cena com receitas italianas.

Em 2013, Finamore retornou para a Itália e deu lugar à Luca Orini como novo, e atual, chef do Cipriani. Com o legado de preservar as raízes da cozinha de seu país, Orini preza por manter as tradições vivas, servindo receitas originais, muitas das quais de sua própria família, formada por cozinheiros renomados, há muitas gerações. Entre as criações, massas frescas, longas, curtas e recheadas, diariamente fabricadas no hotel sob sua supervisão.

Cipriani_ambiente

O nome Cipriani foi uma homenagem ao hotel Cipriani, na Itália. Inaugurado em março de 1994, o belíssimo restaurante veio substituir o antigo Bife de Ouro, parada de empresários, artistas, políticos e personalidades nas décadas de 50, 60 e 70. Com vista para a piscina do Copacabana Palace e com um ambiente em que prevalece a sofisticação, o Cipriani oferece um espaço privilegiado em sua cozinha: a Mesa do Chef recebe clientes para uma degustação com os pratos exclusivos do restaurante. São apenas seis lugares, com vista para a movimentação da cozinha.

Francesco Carli, Nicola Finamore e Luca Orini

Francesco Carli, Nicola Finamore e Luca Orini

Francesco Carli

Francesco Carli nasceu em 8 de julho de 1961 em Asiago, na região do Veneto, Itália. Frequentou a Escola de Hotelaria Pellegrino Artusi, na Itália, e ajudou no hotel de seu pai. Passou por vários restaurantes de hotéis às margens do Adriático até retornar a Asiago para trabalhar na confeitaria Vecchia Milano, conhecida pela qualidade e tradição, onde foi convidado a abrir o restaurante da confeitaria. De lá, partiu para novos desafios: assumiu a cozinha do Hotel Europa e passou pelo renomado restaurante Lepre Bianca, onde ficou até 1993. Foi trabalhar no Hotel Cipriani de Veneza até aceitar o convite para passar uma temporada no Brasil e inaugurar o restaurante Cipriani, no Hotel Copacabana Palace. Dezesseis anos depois, em 2010, foi promovido a chef executivo e assumiu toda a operação gastronômica do hotel.

Nicola Finamore

Italiano da cidade de Villa Santa Maria, na região do Abruzzo, Nicola Finamore, nasceu em 16 de fevereiro de 1967. Formado pelo Istituto Alberghiero de Villa Santa Maria, aceitou o convite de Francesco para assumiu o Cipriani, em 2010, após ter passado por cozinhas estreladas no Japão, nos Estados Unidos e no Uruguai, inclusive pelo restaurante Cipriani de Nova York e pelo hotel Cipriani em Veneza.

Luca Orini

Natural de Somma Lombardo, Verese, Luca Orini nasceu em 27 de setembro de 1966. Graduado pela Hotel Management School, de Varese na Itália e com mais de 25 anos de experiência, Luca já trabalhou em um dos hotéis da rede Belmond, o Hotel Grand Timeo em Taormina, na Sicília. Antes disso, passou por outros hotéis do grupo, como o Belmond Villa San Michele em Florença, o Belmond Hotel Splendido em Portofino e o Hotel Lodge, em Vail no Colorado.

Restaurante Cipriani
Hotel Belmond Copacabana Palace – Avenida Atlântica, 1.702 – Copacabana.
O menu fechado com seis pratos custa R$295 ou R$495 o harmonizado.
Reservas: (21) 2548-7070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *