Gastronomia etc.

Apaixonados pela alta lupulagem comemoram IPA DAY no Rio

O estilo da India Pale Ale é único; bem encorpada e com o aroma fresco e definido, a bebida ganhou o coração dos americanos – que adotaram a IPA como um produto de lá devido a grande produção artesanal que o país possui – e acabou ganhando um dia só pra ela. O Brasil também vem produzindo bons rótulos da India Pale Ale e o consumo cresce a cada dia por aqui. Por isso, há dois anos o carioca incorporou a data ao calendário de comemorações e, este ano, no dia 18 de agosto, o IPA DAY será celebrado com muitos brindes deliciosamente amargos em diversos templos cervejeiros do Rio.

O Boteco Carioquinha, na Lapa, traz o verde do lúpulo para a decoração e para a comida: a iluminação e os uniformes dos garçons ganham tons da cor; já o hambúrguer feito com pão verde de lúpulos, 200 gramas de carne bovina e pernil, alface, rúcula, pepino, tomate, queijo gorgonzola e cebola empanada, acompanhado de batatas é a pedida ideal para o dia. Barris de chopps IPA serão plugados nas torneiras da casa que conta, ainda, com um combo composto por três cervejas (Punk IPA, Brooklyn IPA e Hardcore IPA – 330ml cada).

Boteco Carioquinha
www.botecocarioquinha.com
Av. Gomes Freire, n 822 – Lapa
Telefone: (21) 2252-3025
Funcionamento:
Segunda a quinta-feira e domingo das 11h à 1h | Sexta, Sábado e Feriado das 11h às 3h

- Boteco Carioquinha - Chopp - Foto Divulgação Tratto Comunicação

Já na boutique Beer Underground os apreciadores do estilo de cerveja irão sair com as mãos cheias de sacolas. Foram selecionadas cerca de 30 cervejas IPA, pela Beer Sommelier Cecília Navarro, que receberão 10% de desconto no IPA DAY. As cervejas também podem ser consumidas geladas na própria loja. Punk IPA, Rogue Brutal IPA, Cacau IPA, Jack Hammer, Crew German Pale Ale, Sierra Nevada Pale Ale e Três Lobos IPA são alguns dos rótulos selecionados.

Beer Underground
www.facebook.com/beerundergroundcenter
Avenida Rio Branco nº 156 – Subsolo Ed. Avenida Central, loja 101 – Centro
Telefone: (21) 2533-3861
Funcionamento:
Segunda à Sexta-feira das 09h às 19h | Sábado das 09h às 13h | Não funciona domingo e feriado.
Acesso para deficiente físico com banheiro adaptado? O prédio possui elevador e banheiro adaptado para cadeirantes (observação: a loja não possui banheiro próprio, somente o do edifício. O seu uso é cobrado, porém deficientes e idosos não pagam).

Beer Underground. Foto: Alexandre Macieira

Beer Underground. Foto: Alexandre Macieira

O mais novo reduto cervejeiro de Botafogo, o Calavera Kitchen & Bar não ficou de fora da comemoração e criou um hambúrguer que harmoniza perfeitamente com as IPAs e conta com diversos elementos de raízes nordestinas: o Calavera Roots Burger (blend de carne selada na manteiga de garrafa, pão de mandioca, picles de maxixe e maionese de coentro com dedo de moça). Das torneiras saem Miwok (half pint), Brooklyn East IPA e Röter.

Calavera Kitchen & Bar
www.calaverabar.com.br
Rua Capitão Salomão 14 loja C – Humaitá
Telefone: (21) 3434-5461
Funcionamento:
Segunda a quinta-feira das 18h à 0h | Sexta e sábado das 18h às 2h | Não abre domingo

Calavera Kitchen Bar. Foto: Rodrigo Azevedo

Calavera Kitchen Bar. Foto: Rodrigo Azevedo

O Hell’s Burguer vai repaginar seu hambúrguer com um toque de IPA gratuito. Na hora da cocção da carne na chapa, o cliente pode pedir uma borrifada da cerveja Brooklyn IPA. A garrafa de 355 ml da bebida também faz parte do cardápio. Há duas opções de hambúrgueres: o Hell’s Burguer – 200 gr Hambúrguer de filé de costela com queijo cheddar e o Fifty Fifty – 200 gr de Hambúrguer, sendo 50% de filé de costela e 50% de bacon, com queijo cheddar.

Hell’s Burguer
www.hellsburguer82.com.br
Rua Muniz Barreto, 805 – Loja i – Botafogo
Telefone: (21) 3442.4486
Funcionamento:
Segunda a quinta-feira, das 12h até 23hs | Sexta-feira e sábado das 12h à 1h

Hamburguer com borrifada de IPA. Foto: Alexander Landau

Hamburguer com borrifada de IPA. Foto: Alexander Landau

O Pub Escondido, CA. recebe seus clientes com distribuição de bottons, além de sorteios de brindes como calderetas da 03 Cariocas, porta lata, chaveiros e até uma bandeira oficial da Brooklyn. Para abrir os trabalhos, nas primeiras horas de evento, serão servidas as Sessions IPAs como a Providencia Session IPA, a Rock Bird Miwok e 3 Cariocas IPA NEMA, elas têm a pegada aromática e amargor característicos do estilo de cerveja, mas com menos álcool. As 24 torneiras do pub estarão abastecidas com a India Pale Ale, porém cerca de cinco delas funcionarão por vez, a cada duas horas novas cervejas poderão ser degustadas. Os chopps custam a partir de R$11,90 (half pints). Para comer, o IPA DAY Burger (200g de picanha nobre, queijo provolone, geléia de bacon apimentada, tomate assado, palha de batata doce com melado, alface americana e Pão de Cerveja IPA), criado especialmente para o dia, é a aposta certa.

Pub Escondido, CA.
www.facebook.com/pubescondidoca
Rua Aires Saldanha 98- Copacabana
Telefone: (21) 2522-9800
Funcionamento:
Terça a domingo das 18h à 1h

Pub Escondido. Foto: Armando Paiva

Pub Escondido. Foto: Armando Paiva

O empório Rita de Cássia Gourmet também participa do IPA DAY no Rio. Foram selecionadas seis cervejas para degustação na loja, especialmente para a data, a partir das 19h. São elas: Dog Save the Queen Perro Libre, Schornstein IPA, LoCA Irmãos Ferraro, Irmãos Ferraro CaturrIPA, Bier Hoff IPA, Maniba Black Metal IPA.

Rita de Cássia Gastronomia
www.ritacrio.com.br
Rua Conde de Bonfim, nº28 – Tijuca
Telefone: (21) 2264-1517
Funcionamento:
Segunda a sexta das 5:30h às 22h | Sábado, domingo e feriado das 6h às 22h

Rita de Cassia Gatronomia. Foto: Virna Santolia

Rita de Cassia Gatronomia. Foto: Virna Santolia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *