Gastronomia etc.

Chefs reformulam o cardápio do Volta e apostam na sazonalidade dos produtos

Os chefs gêmeos, Fernando e Juliano Basile, chegaram para dar aos clientes do Volta uma nova experiência gastronômica na casa, reformularam o cardápio, criando novas seções, explorando ainda mais ainda a utilização da churrasqueira a carvão no preparo dos ingredientes, além de darem nova cara a antigos hits que permaneceram na casa. Ao mesmo tempo, pretendem trazer novidades com mais frequência, apostando em sugestões sazonais. “Queremos trabalhar com ingredientes da estação e, assim, ter sempre opções de pratos diferentes para a temporada, respeitando a sazonalidade dos produtos”, afirmam. “Pretendemos mostrar o que há de melhor no Brasil”.

Chefs Fernando e Juliano Basile. Foto: Tomas Rangel

Chefs Fernando e Juliano Basile. Foto: Tomas Rangel

Uma das mudanças é que agora o cliente pode selecionar as proteínas e guarnições que preferir, escolhendo a combinação de sabores que desejar. Os chefs criaram uma seleção caprichadíssima de proteínas preparadas na brasa, como atum selado com melaço, soja e gengibre; peixe do dia com molho de amendoim e coco; “falsa carne” de cogumelos e batata doce; maminha com cebola caramelizada, entre outras. E, para acompanhar, as opções de acompanhamentos trazem um quê de comfort food e que fogem ao lugar comum. Algumas delas são purê rústico de inhame, alho poró na brasa com azeite defumado, batata doce na brasa com melaço, “falso risoto” de quirera cremoso, couve-flor gratinada, arroz com ovo “perfeito” e legumes, mix de raízes fritas, entre outras.

As entradas e pequenos bocados ganharam reforço com a chegada de canapés de tapioca, canapé de aipim com carne seca e geleia de tomate, escabeche de arraia com legumes, salada de atum na brasa com ovos de codorna e mix de folhas, rosbife com molho suave de azeitonas, salteado de cogumelos e aipim da “bisa Basile”, entre outras. A ideia é dar mais alternativas para quem quer ficar nas pequenas porções acompanhadas dos drinques da carta de bar, assinada pelo premiado bartender consultor Jean Ponce.

A seção “Pratos com gosto de infância” agora traz também o macarrão de forno com carne seca, e o nhoque de batata doce, cogumelos, couve de bruxelas e cremoso de abóbora.

Costela de porco marinada. Foto: Tomas Rangel

Costela de porco marinada. Foto: Tomas Rangel

Já o capítulo “Sobremesas Que Fazem ‘Voltar’” foi dividido em dois. Na primeira parte, batizada “Dos cadernos de receitas”, estão hits clássicos do restaurante: churros com doce de leite, pavê de Sonho de Valsa e quindim. Já a parte “Inspirações dos chefs” traz receitas autorais, que refletem a experiência de Juliano como chef responsável pela confeitaria do restaurante Sant Pau (Barcelona). Aqui encontramos Doce de batata doce, que vem com crumble de castanha do Pará e sorvete de baunilha; a Goiabada sobre uma massa crocante recheada com queijo minas padrão e sorvete de queijo, o Doce de abóbora com crocante de coco e sorvete de coco, e o Chocolate, receita de mousse apresentada em forma de meia esfera sobre base de pão de ló.

Nos especiais de fim de semana, a tradicional peixada de sábado ganhou uma nova versão, feita com peixe do dia, camarão ou lagostim com pirão, arroz e legumes, e, aos domingos, a casa passou a oferecer costela de porco marinada com morangos, cozida a baixa temperatura e finalizada na brasa, com “barbecue” de caqui e duas guarnições à escolha do cliente. As duas receitas chegam à mesa em porção para duas pessoas.

Volta
www.restaurantevolta.com.br
Rua Visconde de Carandaí, 05 – Jardim Botânico
Tel.: 3204-5406.
Funcionamento: de segunda a quinta, das 12h às 24h | Sábado das 12h à 01h | Domingo das 12h às 18h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *