Gastronomia etc.

Rancho Português, uma verdadeira cozinha lusitana em solo carioca

Ao cruzar as belas portas de madeira trabalhada e entrar no casarão que fica em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas, a sensação é de ter cruzado fronteiras e desembarcado diretamente em Portugal. Inaugurado em dezembro de 2014, o Rancho Português é um legítimo reduto lusitano no meio da Zona Sul carioca.

Mini Bolinhos de Bacalhau. Foto: Marcelo Cabral

Mini Bolinhos de Bacalhau. Foto: Marcelo Cabral

A casa carioca segue a proposta de oferecer cozinha portuguesa de mesa farta e tradicional. Na seleção de entradas, destacam-se o polvo à provençal e a porção de leves e sequinhos bolinhos de bacalhau. Entre os pratos principais, há um capítulo inteiro dedicado a receitas de bacalhau, em porção para duas pessoas. São 15 opções, sendo os carros-chefes o Lagareiro (posta de bacalhau assada com cebola, batatas assadas, brócolis, pimentão, alho, salsinha e azeitonas com caroço) e o Narciso (em postas, assado na brasa, puxado no azeite, alho, cebola, salsinha e pimentão, acompanhado de batatas ao murro).

Bacalhau à Narciso. Foto: Marcelo Cabral

Bacalhau à Narciso. Foto: Marcelo Cabral

No capítulo de sobremesas, além dos doces conventuais, incluindo o exótico Pudim do Abade de Priscos (que leva com toucinho e vinho do Porto), há rabanadas ao vinho do Porto, arroz doce e outros. O destaque fica para o doce Natas do Céu, composto por camadas de ovos moles, creme de claras e farofinha de biscoito. De segunda a sexta, no almoço, é servido menu executivo com entrada e prato principal.

Bacalhau lagareiro. Foto: Marcelo Cabral

Bacalhau lagareiro. Foto: Marcelo Cabral

O visual e o som do ambiente também nos levam direto a Portugal. Painéis de azulejos, pratos Vista Alegre e até uma guitarra portuguesa compõem o cenário. Ao fundo, a trilha sonora com músicas lusas embala a viagem sensorial.

O primeiro salão, batizado Sala D. João VI, conta com 78 lugares e abriga a bela adega e o bar. Já no segundo andar, chamado Sala Dom Pedro I e com 32 lugares, as peças portuguesas dividem a atenção com a vista panorâmica da Lagoa.

Polvo à Provençal. Foto: Marcelo Cabral

Polvo à Provençal. Foto: Marcelo Cabral

A adega é outro destaque, sendo 100% portuguesa, com 210 rótulos das mais famosas regiões do país, indo dos Vinhos Verdes aos encorpados do Douro e do Alentejo, passando pelos fortificados Madeira e Porto. E, como não poderia deixar de ser, a carta de bebidas inclui as típicas Ginginha, Macieira e Bagaceira Neto Costa.

Rancho Português
Gastronomia Portuguesa | www.ranchoportuguesrio.com.br
Rua Maria Quitéria 136, Ipanema – RJ
Telefone: (21) 2287-0335 | Facebook | Instagram
Funcionamento:
De segunda a quinta – das 12h às 0h30 | Sexta e sábado – das 12h à 1h30
Domingo – das 12h às 23h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *