Gastronomia etc.

O Festival Gastronômico de Búzios já começou!

A badalada cidade de Búzios que sabe muito bem receber o turista, fechou o primeiro fim de semana do festival gastronômico com chave de ouro.

Movimento na Rua das Pedras. Foto: Fabio Rossi

Movimento na Rua das Pedras. Foto: Fabio Rossi

Mesmo com chuva na segunda noite do festival os apaixonados por boa comida não deixaram de prestigiar e saborear os pratos selecionados para o evento que já se consagrou na cidade de Búzios. Com aquele já tradicional clima de informalidade da região, os turistas e gourmands de plantão puderam se deliciar com os pratos escolhidos  em uma verdadeira democracia da boa mesa.

Seguindo o padrão de tendas montadas na rua, basicamente de frente ao restaurante, as pessoas passavam e escolhiam as suas opções de cada noite. Alguns restaurantes optaram por selecionar entradas, outros, os pratos principais e ainda as sobremesas para fechar o circuito.

Nossa equipe esteve por lá e conferiu diversas opções para deixar dicas de alguns pratos imperdíveis para você que pretende aproveitar o festival no próximo fim de semana. Foi difícil escolher os mais saborosos, mas vamos lá.

Nas entradas nós selecionamos o Gyoza caseiro de atum com molho branco de gengibre, tomate assado e farofa de panko acompanhado de saquê ao gengibre do Enú que fica na Rua das Pedras.

Já nos pratos principais a seleção foi um pouquinho maior, mas, igualmente difícil de selecionar entre tantas delícias. Começamos com o Filet Oriental (Filet mignon grelhado acompanhado de purê de batata Baroa) do Bar do Mangue – Porto da Barra.

Seguimos para o restaurante Casas Wagner – Porto da Barra – com o  Mexidoido Chapado que é uma invenção deliciosa de uma turma de cozinheiros mineiros do Mercado Central de Belo Horizonte, MG. Esse prato é um mexido feito na chapa com isca de alcatra, lombo, linguiça caseira, bacon, legumes preparados ao azeite, ovo frito de codorna e ervas aromáticas. Extremamente saboroso!

Mexidoido

Já no Entre Amigos Massas Gourmet, a massinha com recheio de carne seca com mel de engenho e queijo de cabra, regada com manteiga de garrafa artesanal foi o prato eleito da mesa. Sendo repetido várias vezes por praticamente todos do grupo.

Entre Amigos

Na Rua das Pedras as opções selecionadas foram as seguintes:

Restaurante Parvati com o Risoto de Lagosta com Aspargos que estava bem saboroso, mas merecia ser um pouco mais bem servido.

Risoto Parvati

Já no Estância Don Juan, o Contrafilé Don Juan prendeu nossa atenção por um bom tempo. Degustar os suculentos cortes de bife de chorizo, com batatas rústicas ao aioli e farofa de linguiça com ervas da Provence foi uma sensação especialmente saborosa. O prato foi bem servido, a carne estava no ponto certo e o silêncio tomou conta da degustação. Quer prova maior que agradou a todos? A dica aqui é importante: comece logo cedo por lá, a fila é grande o tempo todo e quanto mais tarde, maior.

Don Juan

Se você é fã de hambúrguer, não pode deixar de experimentar o Burguer Celestinno da Celestinna Hamburgueria e Bar. Suculento hambúrguer de costela recheado com queijo gouda, maionese de wasabi, cebola confitada e rúcula no pão de gergelim. E se você torceu o nariz para a maionese de wasabi, saiba que se engana se pensa que é forte demais. Eu, que sou meio avessa a wasabi, cai de amores pelo toque sutil e leve. Até tentamos repetir, mas já não havia condições e espaço físico para comer mais naquela noite.

Hambúrguer Celestinna

O mais legal em eventos como este, é que sempre fica aquela sensação gostosa de quero mais. Para você que gosta de experimentar de tudo um pouco, chegue cedo na região escolhida, já que o festival se divide em vários pontos específicos e as opções são muito variadas. Lembre-se também de montar seu roteirinho básico com suas preferências, mas não se prenda a escolher tudo de uma só vez, certamente você verá alguma delicia sendo preparada ali na sua frente e cairá de amores como aconteceu conosco várias vezes durante as duas primeiras noites do festival. Não deixe também de conferir antes de pedir o prato escolhido já que algumas “pegadinhas” são inevitáveis.

Conclusão: O primeiro fim de semana do Festival Gastronômico de Búzios foi realmente uma delicia.

Agora é com você, se programe para o próximo fim de semana do Festival Gastronômico de Búzios e não deixe de aproveitar algumas, ou todas estas delícias.

Confira aqui outros detalhes do Festival Gastronômico de Búzios.

 

Fotos: Gastronomia etc. / Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *