Dicas & Destinos

4 lugares divertidos no Carnaval mexicano

Nada de Cancún ou Playa del Carmen. Esqueça um pouco aquele México de sempre e descubra lugares incríveis, perfeitos para curtir os dias do feriadão de fevereiro em um Carnaval totalmente diferente.

Para espanto dos que acreditam que a festa acontece apenas por aqui, no México a data também celebrada com muita música (mas não espere por samba), cores e alegria. Antes das festividades, você terá a oportunidade de conhecer o ritual da “queima do mau-humor”. Ficou curioso? Veja abaixo quatro sugestões para fugir do carnaval brasileiro, sem deixar de lado a animação da data.

Veracruz

carnaval no México

Aqui acontece o mais importante carnaval mexicano. O grande número de visitantes somado às raízes folclóricas fazem de Veracruz uma grande festa nessa época, com ares coloniais, remontando aos tempos em que o Imperador Maximilian governou o país.

Para abrir o carnaval, é preciso fazer a queima do mau-humor. O ritual acontece na primeira noite e tem por objetivo queimar acontecimentos, ideias e sentimentos ruins. As vezes políticos corruptos, doenças, guerras e crises são figuradamente representados e incendiados. Durante a cerimônia, alguns versos e textos são lidos em voz alta, referindo-se à personagem que representa a negatividade e que logo se reduzirá a cinzas.

E a festa está pronta para começar! O Rei da Alegria e a Rainha do Carnaval se preparam para uma noite de muita festa, com performances artísticas e seis desfiles com grupos de dança, batucadas e líderes de torcida.

Em todos os cantos do porto o som das marimbas (xilofones), violões e harpas podem ser escutados. O enterro do boneco Juan Carnaval encerra as festividades, com direito a leitura de testamento e tudo!

Além de tudo isso, você poderá curtir as belas praias de Veracruz.

Mérida

Com uma longa tradição, o carnaval de Mérida acontece dentro de um ambiente familiar. Ao longo de oito dias, há diversas atividades culturais e de entretenimento, como a coroação do rei e da rainha da festa e da queima do mau-humor.

O festival continua com a batalha de flores, na qual os participantes jogam flores uns para os outros; desfiles temáticos intermináveis, com direito a fantasia, carros alegóricos, danças folclóricas, entre outros; e muita dança ao ritmo de mambo, cumbia e salsa. Arriba! Assim como o de Veracruz, a festança termina com o enterro de Juan Carnaval.

Não deixe de fazer o passeio Reserva de la Biósfera Ría Celestún e de visitar as Ruínas de Uxmal, a Plaza Grande e a Catedral.

Carnaval em Mérida

Mazatlán

O cronista Enrique Veja Ayala, que nasceu em Mazatlan, define o carnaval na cidade da seguinte forma: “não importa o confete na boca ou a farinha sobre nossas cabeças, o que importa é estar lá, sem inibições, curtindo a sensação de viver para o excesso, até o bolso estar vazio, ou até que a nossa energia chegue ao fim”.

O Carnaval de Mazatlán é regado ao som do tambora (um instrumento de percussão semelhante ao tambor), milhares de visitantes e shows populares. A celebração tem uma tradição de mais de cem anos e ainda conta com lindas praias como cenário. Além disso, o local ficou famoso porque oferece uma variedade de atividades culturais como concursos de poesias, prêmios de literatura, concertos de música, espetáculos de teatro e outras apresentações artísticas de qualidade.

Aqueles que querem rir como se fossem crianças de novo podem participar das lutas de farinha e confetes. Na brincadeira ninguém ganha ou perde, o objetivo é simplesmente se divertir!

Campeche
O carnaval de Campeche é o mais antigo do México. Aqui, a celebração também começa com o ritual da queima do mau-humor, representado por um boneco de pano vestido como pirata, que desfilará pelas ruas da cidade e do calçadão, e então será colocado em um caixão e queimado.

Uma vez que o mau-humor passou, o festival segue com muita alegria pelas ruas da cidade, com danças folclóricas e música animada. Há dias de celebrar o carnaval jogando balões cheios d’água! E pode ter certeza: no calor mexicano isso será o máximo! E outros dias em que pintar o coleguinha é a diversão. Escolha suas cores favoritas e divirta-se!

Já que você estará no México, não deixe de visitar a reserva ambiental localizada na fronteira oriental entre Campeche e Quintana Roo. Ali está o lar da maior extensão de floresta tropical no México. Abrange 723 mil 185 hectares e oferece ao visitante uma das melhores oportunidades eco-arqueológicas do Mundo Maia. A reserva se localiza a 360 quilômetros ao sul e ao leste da Cidade de Campeche, pelas estradas 261/186. Nessa região se encontram vários sítios arqueológicos impressionantes, porém pouco explorados, como Calakmul, Hormiguero, Xpuhil, Chicanna, Balamku, Becan e Rio Bec.

Ficou curioso e quer mais informações? Então visite o site do Visit México e se informe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *