Gastronomia etc.

As principais caraterísticas da cozinha francesa

A gastronomia francesa conquistou o mundo graças a haute cuisine (alta culinária) e a refinada pâtisserie.

Gastronomia

Apesar de não se tratar de um território muito extenso, a França surpreende pela variedade da sua gastronomia e quantidade de produtos utilizados na mesma. Este país é dividido em 22 regiões, cada qual com sua própria e particular gastronomia e produção.

“Falando da cozinha ocidental, a cozinha francesa está em primeiro lugar. A França é um país feliz que possui uma grande variedade de azeites e manteigas finas; vinhos e cervejas; enormes colheitas de castanhas, laranjas e limões; cria todo tipo de animais domésticos; cuida da caça; cultiva hortaliças e legumes; inventa tipos de queijos; destila aguardentes; diferencia e conhece vários tipos de cogumelos; possui uma grande variedade de pescados, fabrica açúcar e, finalmente não despreza nada que possa ser ingerido, nem mesmo rãs ou trufas”. Foi assim que o médico, novelista e nutricionista George Duhamel definiu a gastronomia francesa. Isto nos dá uma boa impressão do que vamos encontrar.

Para surpresa de muita gente, a refeição principal na França era o almoço, que tradicionalmente consistia em entrada, prato principal acompanhado por uma carne e legumes, saladas e um prato contendo queijo (pelo menos 3 variedades: macarrão e dois outros tipos de massa contendo molho branco e vermelho) e sobremesa. Atualmente, devido ao trabalho, as pessoas almoçam fora e o jantar se converteu na refeição mais importante.

Essa paixão pela comida é refletida nos pratos, nomes e técnicas da alta gastronomia. Entre os pratos consagrados mundialmente estão a quiche lorraine, o ratatouille, a mousse de chocolate, o creme brûlé e o pettit gatêau. Por tudo isto, não surpreende que a França seja considerada a capital da gastronomia mundial, com destaque para Lyon, onde os restaurantes oferecem a mais delicada e fina gastronomia.

Com tanta variedade, é impossível repassar toda esta gastronomia em apenas um texto. Apresentaremos um de seus aspectos principais: sua famosa pâtisserie.

chocolate terrine whit coconut mousse. Nectarie le Dessert Patisserie #desserts #sweetsA pâtisserie francesa

A pâtisserie francesa certamente merece um ponto de destaque. O país foi o criador das técnicas mais finas e delicadas de tortas e sobremesas sofisticadas, como o Coulant au Chocolat, que é consumido quente, ou a torta Saint Honore que homenageia o patrono de pâtisserie francesa Saint Honoré Honaratus, morto no ano 600 D.C.

O chef Chiboust criou esta torta em sua própria pâtisserie parisiense em 1846. Isto explica da razão do Saint Honoré conter creme Chiboustte (base de creme com merengue). Uma das características marcantes desta torta é que reúne 5 das técnicas mais clássicas de massa: massa folhada, patê a choux, creme de confeiteiro, caramelo e merengue.

Queijos e bebidasqueijos

Dois dos ingredientes mais marcantes da gastronomia francesa são os queijos e as bebidas alcoólicas. No país são produzidas mais de 365 variedades de queijos, fato que orgulha os franceses e os permitem escolher um queijo diferente para cada dia do ano. Os mais conhecidos são o brie, roquefort e camembert.

As bebidas também têm um importante papel na gastronomia francesa. O armagnac, o cointreau e a cidra ocupam uma boa fatia de mercado, perdendo apenas para o vinho que pode ter variações com sabor de frutas além da uva. O país da gastronomia também produz cervejas e licores, como o kirsch, produzido na região da Alsácia.

Fonte: Epoch Times

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *