Recentemente estive no Chile a convite do Turismo Chile em parceria com a Foody Chile para conhecer um pouco mais a culinária chilena e explorar os sabores que tantos me haviam recomendado em viagens que fiz. A experiência foi muito satisfatória e gradativamente estarei relatando para você estas aventuras gastronômicas.
Vou começar meus relatos pelo restaurante El Huaso Enrique, em Santiago, que ocupa um casarão construído há mais de 100 anos no centro e fica perto do bairro Brasil, isso mesmo um bairro inteiro em Santiago em homenagem ao nosso país. O restaurante possui vários ambientes, incluindo um palco onde se apresentam artistas e grupos musicais com o melhor da música latino-americana.
O “Huaso Enrique” mantém as tradições chilenas, seja em sua comida ou o seu ambiente musical, no local você não vê clientes e sim um show de personagens que desfilam pelo restaurante. Uma coisa eu aprendi observando as mesas no meu entorno, se estiver com muita fome peça uma entrada e o prato principal de uma vez só, pois a casa vive lotada e o atendimento é muito lento (chega a ser amador), você pode esperar até uma hora para sua comida chegar se o show já tiver começado. Os preços são acima da média chilena, a comida é quase caseira, as facas são cegas, porém a diversão fica por conta dos “cuequeros de Chile” que lotam a casa todos os dias para cantar e dançar a Cueca, tanto a urbana como a tradicional. As pessoas se encontram no restaurante e cantam e dançam espontaneamente. Este lugar é um espaço que não discrimina ninguém, para dançar você só deve sentir amor pela Cueca e se largar.
O restaurante El Huaso Enrique é bastante tradicional e existe desde 1952, seu fundador, Enrique Araya, saiu do interior de Pichidegua (uma cidade da província de Cachapoal, localizada na Região de O’Higgins) para Santiago – daí seu apelido “El Huaso” (Huaso é uma denominação das pessoas ligadas a atividade pecuária em regiões de ocorrência de campos naturais do vale do Chile), ele próprio comprava os animais, os matava e fazia a comida de forma muita caseira. Com o passar do tempo o lugar cresceu e El Huaso Enrique tornou-se um lugar onde os políticos, músicos, escritores e pessoas influentes se reuniam diariamente. O mais importante é que o lugar tem mantido as tradições ao longo dos tempos, realmente um ambiente boêmio e muito agradável.
Nesta noite eu experimentei sua “papas fritas”, as tradicionais empanadas sortidas, purê de batata picante, Choclo a la crema e uma Parrillada Especial, também provei o tradicional Pastel de Choclo, mas acabei não guardando espaço para a sobremesa por conta de tanta carne na Parrillada que veio com pedaços de frango, filé mignon, costela de porco, chouriço e linguiça, tudo isso empilhado sobre batatas cozidas servidas em um braseiro que me deixou só Deus sabe como. Ao todo éramos sete na mesa e não aguentamos de tanta carne, mas juro que se a faca estivesse afiada eu teria sido ainda mais guloso e não recusaria mais carne. Já não posso esperar para repetir a experiência.
Restaurant El Huaso Enrique
Calle Maipú nº 462 – Centro – Santiago-Chile
www.elhuasoenrique.cl
www.facebook.com/elhuaso.enrique
E-mail: reservas@elhuasoenrique.cl