Niterói ganha esteira para portadores de deficiência motora

A praia de Icaraí, em Niterói, vai ficar mais acessível para portadores de deficiência no próximo verão. Graças ao inventor Adriano Bottino, que após observar as dificuldades de acessibilidade de deficientes ou pessoas de mobilidade reduzida de irem às praias, ambientes de lazer, esportes, eventos e atividades de turismo inventou a Esteira Trade Mix Acessibilidade.

Projeto Esteira Mix na Praia de Icaraí

A invenção, demonstrada no Espaço Inovação na Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae/RJ no Riocentro, já está sendo utilizada nas praias de Fernando de Noronha, Maranhão, São Paulo, Rio Grande do Sul e do Espírito Santo e agora chega a Niterói.  A esteira foi desenvolvida com base nas premissas do Design Universal, com versatilidade de uso e facilidade na manutenção e na logística.

O projeto consiste na instalação de uma rampa de madeira e uma esteira na areia da praia que vão auxiliar portadores de deficiência ou de mobilidade reduzida no acesso até o mar. Vai disponibilizar ainda duas cadeiras anfíbias apropriadas para o banho de mar.

Na areia, serão instaladas ainda tendas onde ficarão os orientadores. As pessoas que trabalharão no projeto passarão por capacitação para estarem aptas a auxiliar as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a utilizar o equipamento de forma segura.

A esteira será removida diariamente e possui alta durabilidade em ambientes úmidos e à exposição ao sol. A previsão é que os equipamentos comecem a funcionar em quatro meses. A ação deverá ser expandida para outras praias, como Itacoatiara, Itaipu e Piratininga, na Região Oceânica.

Projeto Esteira Mix - Praia de Icaraí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *