Gastronomia etc.

Grife gastronômica das três fronteiras – Foz do Iguaçu terá cursos da Le Cordon Bleu?

A escola francesa de gastronomia Le Cordon Bleu, reconhecida como a melhor do mundo, será uma das instituições que ministrarão cursos e palestras no Centro de Capacitação do Sindhotéis – Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Foz do Iguaçu, a partir de abril de 2015.

Além da gastronomia, com cursos para chefs, auxiliares de cozinha e garçons, entre outros, haverá ainda cursos de idiomas, de hotelaria (atendendo desde camareiras e governantas até barman e concierge), qualificação de profissionais de eventos e também dos gestores de turismo em geral.

A criação do centro é resultado de uma parceria do Sindhotéis e da Uniamérica, com apoio do Fundo Iguaçu, da Itaipu Binacional, da Federação Nacional de Hotéis, da Confederação Nacional do Comércio e, especialmente, das empresas do setor de Foz do Iguaçu. Pelo convênio, o Sindhotéis oferecerá a estrutura e a faculdade Uniamérica cuidará da área pedagógica, para elaboração dos programas de treinamento, seleção de professores e certificando os cursos. A escolha dos cursos se baseará nas necessidades de cada setor, definidas pelo Sindhotéis.

Le Cordon Bleu

No Brasil, a escola abriu uma unidade no Rio de Janeiro, para preparar a cidade para as Olimpíadas, e Foz do Iguaçu será a única cidade do Paraná a receber seus cursos.

O prédio do Centro de Capacitação, em fase final de obras, terá três andares, onde funcionarão salas de aula, auditório, cozinha-escola para cursos na área de gastronomia, laboratórios de hotelaria, de eventos e de turismo. O Fundo Iguaçu também montará uma cozinha, enquanto a rede de Hotéis Bourbon colocará à disposição uma suíte experimental, para os cursos de hotelaria.

A escolha da Uniamérica para administrar o Centro de Capacitação foi porque é a única instituição de ensino comunitário de Foz do Iguaçu e, como o Sindhotéis, não tem fins lucrativos. Além disso, conta com experiência em parcerias internacionais na área da educação e já mantém convênio com importantes marcas da gastronomia e da hotelaria internacionais.

Le Cordon Bleu livros

Le Cordon Bleu
A escola de gastronomia Le Cordon Bleu surgiu em Paris, no final do século 19, e toda essa tradição e excelência são transmitidas para profissionais não apenas da França, mas de vários países.

A primeira escola no exterior foi aberta em 1933, em Londres, na Inglaterra. Hoje, há escolas em Adelaide e Sydney, na Austrália; Seul, na Coréia do Sul; Ottawa, no Canadá; Tóquio, Kobe e Yokohama, no Japão; Lima, no Peru; em diversas cidades dos Estados Unidos; em Martinborough, na Nova Zelândia; em Bangkok, na China; e a mais recente, no Rio de Janeiro.

Quase 20 mil estudantes são matriculados em uma escola Cordon Bleu a cada ano. A escola também lança bem-sucedidos livros de receita e uma linha de utensílios de cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *