Gastronomia etc.

Vai comemorar o Dia do Macarrão com talharim, espaguete ou fettuccine?

No dia 25 de outubro comemoramos o Dia do Macarrão. A data é marcada pelo primeiro Congresso Mundial de Massas que ocorreu em 1995, em Roma na Itália. O Brasil está entre os países em que mais consomem macarrão no mundo. Claro que boa parte desse hábito vem da cultura gastronômica italiana trazida pelos imigrantes. Seja talharim, espaguete, tagliatelle, noque ou qualquer outra massa, o macarrão é muito adorado na culinária mundial, sendo um dos pratos mais consumidos no planeta.

No restaurante Tizziano – tizziano.com.br, na Barra da Tijuca, o macarrão é presença garantida no cardápio. Espaguete, talharim, penne, fettuccine ou farfale, o italiano oferece várias opções da massa com molhos diferentes. Uma das sugestões é o Penne Alla Tizziano, servido à mesa com queijos variados e presunto de Parma, o Farfale Primavera, feito com frango ou filet mignon em cubos, presunto cozido, ervilha, milho verde, cebola e molho branco e o Ravióli Magro, feito de massa verde recheada com ricota, nozes e sálvia ao molho pomodoro.

Tizziano-Penne Alla Tizziano

No restaurante Mercanti – www.restaurantemercanti.com.br o farfale com salmão, feito com pétalas de salmão flambadas na vodka, molho branco com toque de limão siciliano e brócolis e o linguine à moda do chef, com camarões flambados em vinho branco, brócolis e cogumelos.

Mercanti -Farfale com salmao

O Armazém Devassa que fica no Hotel Mar Ipanema – Rua Visconde de Pirajá, 539 – Ipanema, oferece o Metendo o Mignon na Massa, medalhão de mignon grelhado, guarnecido com porção de penne salteado ao creme de leite fresco reduzido com parmesão, pimenta e raspas de limão.

Devassa_Metendo o Mignon na Massa_Crédito Alexander Landau

No menu do Hollandaise – www.hollandaise.com.brTagliatelle fresco com filet e funghi, massa caseira com cogumelos porcini, vinho tinto, lascas de filet mignon e lascas de grana padano e o Linguine com Camarões Picantes, massa de grano duro com camarões médios salteados com vinho branco, molho bisque, tomate cereja, pimenta dedo de moça e manjericão.

Hollandaise_Linguine com camarões picantes_Crédito Tomas Rangel_Baixa

Já no Paris 6 – www.paris6.com.br, as sugestões são Poulpes Sautées Au Fettuccini A Mel Lisboa, tenros e saborosos tentáculos de polvo, salteados em fettuciini à provençal e o Ravioli de Brie Et Apricot a Thaila Ayala combinação clássica do Paris 6, delicioso ravióli recheado de brie com damasco, puxado ao creme de champagne.

Paris 6_Fetuccini Mel Lisboa

O restaurante Nomangue – www.nomangue.com.br, comandado pelo chef Vaval, filho mais velho da Tia Penha, traz no cardápio de massas o espaguete de frutos do mar, que leva mexilhão, vôngole, camarão, lula e polvo.

Nomangue_Spaghetti com frutos do mar_001

O bar de tapas Entretapas – www.entretapas.com.br, especializado na tradicional culinária espanhola, comandada pelo chef Jan Santos, traz no cardápio o Fideuá, receita do Levante espanhol com camarão, lula, peixe e macarrão “cabelo de anjo”.

entretapas_Fideuá_260613_123

O restaurante Cozzi – cozzirestaurante.com.br/site, especializado na tradicional culinária italiana, traz boas pedidas para celebrar o Dia do Macarrão. Entre as opções assinadas pelo chef Assis, destaque para o linguini com molho especial com carne de cordeiro picada na ponta da faca.

Cozzi_Linguini com ragu de cordeiro picada na ponta da faca_média

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *