Gastronomia etc.

Gabbiano Al Mare apresenta o melhor da culinária italiana em Ipanema

Com uma localização privilegiada e janelões debruçados sobre o mar de Ipanema, o restaurante Gabbiano Al Mare comemora um ano em Outubro. Especializado na culinária italiana contemporânea, com massas, risotos, carnes e frutos mar, o menu tem receitas exclusivas criadas pelo chef executivo Romano Fontanive.

A decoração da casa, assinada pelo arquiteto Jairo de Sender, é clássica em tons suaves inspirados na vista da praia, que dão um tom sofisticado e iluminado ao ambiente. Destaque para as luminárias em forma de pratos, talheres e copos, e para os quadros com imagens do Rio Antigo, do artista Augusto Malta. “A ideia era montar um restaurante funcional e ao mesmo tempo requintado”, disse Jairo.

Burrata cremosa Pomodori. Foto: Carla Alves

Burrata cremosa Pomodori. Foto: Carla Alves

O chef Romano Fontanive, formado hôtelier na Escola de Gastronomia de Belluno, já trabalhou em restaurantes de várias partes da Europa, quatro deles condecorados com a Estrela Michelin, e traz sua experiência e descendência italiana para a criação dos pratos do Gabbiano Al Mare. “Gosto de criar pratos revisitando a culinária italiana antiga e reproduzi-los de uma forma mais sofisticada, e sempre valorizando os produtos locais”, enfatiza Romano.

Bacalhau Gabbiano. Foto: Divulgação

Bacalhau Gabbiano. Foto: Divulgação

Para começar, o chef sugere algumas entradas, entre elas a Burrata Cremosa Pomodori – mozarela cremosa inteira com tomates marinados, rúcula e presunto de Parma; e o Tortino di Grana Padano con Asparagi – petit gateau de grana padano e queijo de cabra sobre aspargos verdes e presunto de Parma. Entre os pratos principais, Taglioni Verdi Cipriani – tagliolini verde gratinado ao forno com parma, creme de leite e parmesão; e o Risotti Al Frutti di Mare e Zafferano di Navelli – risoto cremoso com frutos do mar e açafrão de Navelli. O menu da casa também oferece cortes na grelha, como Bife de Chorizo e Peito de Frango Caipira. Para quem gosta de peixes e frutos do mar opções como o Baccala alla Gabbiano – bacalhau cozido com cebola, ovos, batata, azeitona, tomate e vinho branco; e o Sogliola ai Gamberi e Vino Bianco – filé de linguado grelhado ao molho de camarão, legumes e batatas ao forno. No quesito Carnes, destaque para a Spalla D’Agnello con Risotto al Grana Padano – paleta de cordeiro de leite cozida lentamente com risoto de grana padano. Para finalizar, sobremesas como o Tiramisu Classico; e a Torta de chocolate belga Callebaut com grãos de pistache. Para harmonizar com o cardápio, a casa possui uma excelente carta de vinhos com mais de 100 rótulos.

Gabbiano Al Mare

Gabbiano Al Mare
Av. Vieira Souto, 320 – Sol Ipanema Hotel
Telefone: (21) 2525-2020
www.gabbiano.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *