Gastronomia etc.

MasterChef Brasil – a receita é aguentar a pressão!

Estreia nesta terça-feira (2) na tela da TV Bandeirantes (BAND) a maior competição de culinária do mundo, o MasterChef edição Brasil. O reality show, apresentado pela jornalista Ana Paula padrão, vai ao ar todas as terças às 22h45.

Ao longo de 17 episódios, o MasterChef vai transformar um cozinheiro amador em um chef profissional. O grande vencedor levará um prêmio de R$ 150 mil, um Fiat Fiorino refrigerado e uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu, em Paris.

O caminho para se tornar o primeiro MasterChef Brasileiro não é nada fácil, pois além de mostrar todas as suas habilidades culinárias e correr contra o tempo, os candidatos ainda precisam enfrentar a avaliação dos três jurados, Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella, grandes nomes da gastronomia que vão julgar os pratos preparados pelos candidatos. Além dos prêmios, o programa dará a oportunidade de o vencedor abrir seu próprio restaurante. Tentador, não?!

O reality show – em que o talento e a paixão pela culinária são testados ao limite – já foi visto por mais de 250 milhões de telespectadores. O Brasil é o 30º país a receber uma edição própria do MasterChef. Criado na Inglaterra em 1990, pelo produtor suíço Franc Roddam, hoje o programa é um sucesso, produzido em 29 países e exibido em 145. E já teve, ainda, versões para chefs profissionais, além de uma adaptada para crianças.

A apresentadora Ana Paula Padrão e os jurados Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Paola Carosella. FOTO: Divulgação

A apresentadora Ana Paula Padrão e os jurados Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Paola Carosella. FOTO: Divulgação

Conheça os jurados

Henrique Fogaça
Henrique Fogaça iniciou sua carreira em 2000 fabricando hambúrgueres, molhos e bolos que eram vendidos em um carrinho de rua e também em lojas de conveniência. Após alguns estágios, abriu o Sal Gastronomia em 2005, restaurante conhecido por seus sabores intensos. Fogaça foi eleito chef revelação pelas revistas Veja São Paulo e Prazeres da Mesa. Em 2012, criou a Feira Gastronômica de comida de rua em São Paulo. No ano seguinte, inaugurou seu gastropub Cão Véio e, em 2014, abriu seu American Bar na parte superior do Sal Gastronomia.

Erick Jacquin
O chef de cozinha, Maître Cuisinier de France, Chevalier du Mérite Agricole e Chevalier de la Légion d´Honneur chegou ao Brasil em 1995 depois de comandar o restaurante Au Comte de Gascogne, em Paris. No Brasil, foi chef do restaurante Le Coq Hardy, em São Paulo, eleito melhor restaurante do Brasil. Eleito chef do ano diversas vezes, Erick Jacquin abre o Café Antique em 1999, considerado o melhor restaurante Francês daquele ano. Em 2004, inaugura o restaurante La Brasserie Erick Jacquin em São Paulo, eleito várias vezes o melhor restaurante francês da capital paulista e do país. Em 2013, o chef decide se dedicar em eventos e palestra através da empresa Erick Jacquin Événement. Hoje atua como chef responsável pela cozinha do Tartar&Co, em um novo conceito de bistronomia, e como chef consultor do La Cocotte Bistro. Há três anos também é responsável pela gastronomia do Restaurante La Brasserie de la Mer do hotel Majestic Natal em Ponta Negra.

Paola Carosella
A argentina Paola Carosella cozinha profissionalmente desde os 18 anos. Autodidata, fez seus primeiros trabalho em seu país natal com grandes cozinheiros como Francis Mallmann, com quem cozinhou por 6 anos antes de chegar ao Brasil. Na França, trabalhou nas cozinhas do Le Grand Vefour, Le Celadon e Le Bristol. Fez estágios no Zuni Café, na Califórnia, e no Soho Place, em Londres. Em São Paulo, atuou na abertura do Figueira Rubaiyat e, um ano depois, em 2003, abriu seu primeiro restaurante, o Julia Cocina. Em 2008, inaugurou o Arturito. Conquistou os prêmio de chef revelação (revista Gula 2005), melhor restaurante variado (Veja 2009), chef do ano (Veja 2010) e melhor restaurante variado (Veja 2010).

A produção do reality recebeu 2.500 inscrições. A seletiva inicial, que será exibida no primeiro episódio, reuniu mais de 300 candidatos na Praça Charles Muller, em São Paulo. Cinquenta foram escolhidos e seguiram para a segunda e terceira triagens, chegando assim aos 16 finalistas, que serão conhecidos apenas no terceiro episódio da atração. O “MasterChef” vai ao ar toda terça-feira, às 22h45, pela Band.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *