Gastronomia etc.

Restaurantes fogem das sopas e preparam receitas quentes?

E quem disse que frio não combina com um gelato ou um sorvete? Neste inverno com temperaturas baixas ou não, seja em um café gourmet, churrascaria ou restaurante japonês, um restaurante ideal para curtir o inverno e fugir do frio é aquele que te oferece uma boa receita quente.

O Armazém do Café lança para o inverno o café Premiado celebrando 17 anos da primeira casa especializada em café gourmet no Rio de Janeiro. O café é encorpado, ideal para o inverno, e traz como principais características um aroma floral intenso, uma acidez cítrica e doçura marcante, com notas de frutas secas e melado. Os grãos da variedade Bourbon Amarelo são originários da região da Alta Mogiana, em Santo Antônio da Alegria-SP, na Fazenda Falcão do Alto da Serra, a 1150 metros de altitude. A novidade do Armazém do Café conquistou diversos prêmios, entre eles como o melhor café do Concurso de Qualidade do Estado de São Paulo e foi considerado o terceiro melhor café do país pela ABIC.

Armazém do Café Leblon
Endereço: Rua Ataulfo de Paiva, 375 – Loja C
Telefone: (21) 3874-5935

O bar de tapas Entretapas traz receitas especiais de inverno, assinadas pelo chef Jan Santos. O destaque fica por conta do Rabo de Toro, uma receita Andaluza de rabada com vinho tinto e Jerez acompanhado de purê de batata e cremos de queijo de cabra.

Entretapas
Rua Conde de Irajá, 115 – Humaitá
Telefone: (21) 2537-0673

Entretapas - Rabo de Toro

Entretapas – Rabo de Toro

O chef Jan Santos, do restaurante Ibérico, trabalha no restaurante com uma tendência gastronômica, já praticada na Espanha, conhecida como “quilômetro zero”, no qual aproxima os pequenos produtores dos restaurantes, estreitando o relacionamento. “Identificamos que além de oferecer uma experiência através da comida, a gastronomia também pode ser um motor de transformação social”, conta o chef. No cardápio, a receita que põe em prática o “quilômetro zero” é o Timbal de Jamón de Pato y Queso, um mesclum de folhas orgânicas do brejal, com lâminas de maçã verde, jamón de pato produzido no restaurante, queijo de cabra, sementes de Sésamo e emulsão de mel e vinagre de Jerez.

Ibérico
Endereço: Rua Saturnino de Brito, 84
Telefone: (21) 3197-4227

Ibérico - Timbal Jamon de Pato y Queso. Foto: Rodrigo Azevedo

Ibérico – Timbal Jamon de Pato y Queso. Foto: Rodrigo Azevedo

Para a chegada do inverno, o Sorvete Brasil aposta em uma coleção de sabores cremosos. Destaque para creme de mirtilo, creme de limão com merengue e creme de laranja com cointreau. “É uma linha de sorvetes de frutas que tem como base leite e creme de leite dando mais cremosidade aos sabores. Utilizamos polpa de frutas frescas e são feitos artesanalmente”, garante a Ana Fernandes, sócia da marca.

Sorvete Brasil / Shopping Casa & Gourmet
Endereço: Rua General Severiano 97 / loja 192 – Botafogo
Telefone: (21) 2543-1624

Sorvete Brasil - Linha de sabores cremosos

Sorvete Brasil – Linha de sabores cremosos

No restaurante Mauá, no centro do Rio, o chef Marcones Deus destaca para o inverno o prato Sakué – Galinha D’Angola com quiabo, legumes e pirão. O chef compra a galinha em Itaipava, na tradicional loja de carnes exóticas “Antenor e Filhos”. Para o preparo do prato, Marcones usa temperos e especiarias, marinando a ave por 48 horas. Assada na panela de ferro, o prato se mantém sempre na temperatura ideal. Destaque também para o pirão, feito com o caldo da própria galinha. Outra boa opção é o Nhoque de banana da terra com ragu de rabada.

Mauá
Endereço: Museu de Arte do Rio – MAR – Praça Mauá, 5, Centro
Telefone: (021) 3031-2819

Mauá - Nhoque de banana da terra com ragu de rabada. Foto: Sérgio Pagano

Mauá – Nhoque de banana da terra com ragu de rabada. Foto: Sérgio Pagano

Para o Inverno, a boleira Stella Pellegrini, do novíssimo Bolo sem Vergonha, em Botafogo, preparou um sabor especial: Pistache. Feito sob encomenda, o bolo caseiro é preparado com pistaches triturados, que são misturados à massa, dando uma coloração verde ao bolo. O pistache, rico em betacaroteno e vitamina E, combina com os dias mais frios do inverno.

Bolo sem Vergonha
Endereço: Rua São João Batista, 41 – Botafogo
Telefone: (21) 2537-1147

Bolo Sem Vergonha - Bolo de Pistache. Foto: Sérgio Pagano

Bolo Sem Vergonha – Bolo de Pistache. Foto: Sérgio Pagano

A novidade de inverno na confeitaria Kurt, no Leblon, é o Bolo de Amêndoas com Limão Siciliano. No preparo do bolo, no lugar da farinha, é utilizado a fécula de batata, por isso ele não contém glúten e é mais leve que o tradicional.

Kurt
Endereço: Rua General Urquiza, 117 – loja B – Leblon
Telefone: (21) 2294-0599/ 2512-4943

O Bla Blá Champanheria traz na carta de drinques diversas opções preparadas com todo tipo de bebida. Para o inverno, a sugestão quente é o Bla Blá Flamens, um bebida especial para os dias frios, preparado com Absinto, tequila, licor de menta e canela.

Bla Blá Champanheria
Av. Érico Veríssimo – 843, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 2495-0040

Bla Blá Flames - Absyntho, tequila, licor de menta, canela.

Bla Blá Flames – Absyntho, tequila, licor de menta, canela.

Para os dias mais frios de inverno a Churrascaria Palace, em Copacabana, preparou uma sobremesa especial, o Fondue de chocolate com morango.

Churrascaria Palace
Endereço: Rua Rodolfo Dantas, 16 – Copacabana
Telefone: (21) 2541-5898

Churrascaria Palace - Fondue Morango com chocolate

Churrascaria Palace – Fondue Morango com chocolate

A novidade de inverno no restaurante Fellini, no Leblon, é o Risoto de camarão com rúcula, abobrinha e gorgonzola.

Fellini
Endereço: Rua General Urquiza, 104 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ, CEP – 22431-040
Telefone: (21) 2511-3600 / 2274-2966

Fellini - Risoto de Camarão com rúcula, abobrinha e gorgonzola

Fellini – Risoto de Camarão com rúcula, abobrinha e gorgonzola

A Brasserie Hollandaise aposta em pratos inspirados no inverno, que começará no próximo dia 21/06. Entre as criações do chef Mauricio Barbosa, está o Leitão confit – leitão marinado por 12 horas e assado durante oito no forno a lenha, servido com purê de batata e maças caramelizada com leve toque de canela e o Arroz de Pato – feito com arroz cremoso com pedaços de pato marinado, cozido no molho de vinho tinto e ervas, com linguiças chorizo, azeitonas chilenas e tomates cereja. Os pratos podem ser degustadas na varanda do restaurante em um clima mais intimista e com vista privilegiada para Praia da Barra.

Hollandaise
Endereço: Av. Lucio Costa, 5750 – Barra da Tijuca
Telefone: (21) 2492-0061

Com a chegada do inverno, a Cacau Noir lança a linha chocolates de origem, que reúne os sabores: África, ganache feita com chocolate 80% cacau de origem africana; Bahia, ganache feita com chocolate 63% cacau de origem baiana e Amazônia, ganache feita com cacau 70% originário da região Norte.

Cacau Noir
Endereço: Quartier Ipanema – Rua Visconde de Pirajá, 414 – térreo.
Telefone: (21) 2247-9843

O restaurante Origami traz boas opções de inverno no cardápio. A novidade fica por conta do Hot Salmon Yjo, que são seis enrolados de salmão defumado, arroz, alga, ova de massago, molho teriyaki, cream cheese, cebolinha e pimenta biquinho. Para contrariar aqueles que dizem que japonês não come prato quente, a casa traz o Origami Fumegante, enrolados de salmão, cream cheese e tempura de camarão flambados no Cointreau.

Origami Leblon
Endereço: Rua Rita Ludolf, 87, loja A – Leblon
Telefone: (21) 2540-6211

O Sushi Leblon traz no cardápio de inverno o Tempura Udon, ensopado de macarrão japonês, Udon e mix de tempurá de camarão e legumes.

Sushi Leblon
Endereço: Rua Dias Ferreira, 256 – Leblon
Telefone: (21) 2512-7830

Para os dias mais frios de inverno o chef Renato Ialenti, do botequim Pra Vadiar, em Copacabana, preparou um prato especial, o Filet Mignon à Parmegiana de Berinjela, acompanhado de purê de batatas.

Pra Vadiar
Endereço: Av. Nossa Senhora de Copacabana 1241 – Loja D – Copacabana – Posto 6
Telefone: (21) 2287-4226

Pra Vadiar - File Mignon Parmegiana

Pra Vadiar – File Mignon Parmegiana

Para o inverno a Officina del Gelato, em Copacabana, criou novos sabores. Destaque para o de Maçã com canela, Creme de limoncello, Caju com castanhas, Chocolate com sal e os sabores de fruta: Caqui, Carambola e Kiwi com banana.

Officina Del Gelato
Endereço: Av. Nossa Senhora de Copacabana, 903 – Copacabana
Telefone: (21) 3256-4480/3256-4481

A Cervejaria Devassa lança novos drinques para esquentar no Inverno. Merecem destaque as Ménages, combos harmonizados com cerveja como o 69 Tons Devassa uma releitura do cosmopolitan feita com cerveja Devassa Ruiva e as Mangássas, bebidas inspiradas na cultura oriental. Uma boa pedida é o Arigato Chilli preparado tangerina com pimenta biquinho e saquê Azuma Kirin.

Devassa/Rio Design Barra
Endereço: Avenida das Américas, 7.777 – Barra da Tijuca / 3º piso – Loja 301/302.
Telefone: (21) 2431-3649

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *