Gastronomia etc.

"Farra gastronômica" de Alagoas invade o Rio de Janeiro

A cozinha alagoana será a grande homenageada da 11ª edição do Rio Bom de Mesa 2014, festival que acontece entre os dias 16 e 25 de maio em torno de um naipe de chefs estrelados da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança – www.boalembranca.com.br, que desembarcam no Rio de Janeiro trazendo a cultura, os ingredientes e os segredos de Alagoas, considerado o “Caribe Brasileiro”.

Renomados nomes da culinária brasileira vão trabalhar a quatro mãos com chefs de 18 restaurantes do Rio de Janeiro, em uma miscelânea gastronômica com o melhor de suas culinárias. Nesta edição, o destaque será para as receitas criadas com macaxeira, coco, para as frutas exóticas, como a siriguela e a mangaba, e para os ingredientes do mar, dos rios e das lagoas. O formato da “farra gastronômica” é o mesmo dos anos anteriores: os cozinheiros convidados irão desenvolver um menu temático, abusando dos ingredientes tradicionais da cozinha nordestina, itens que revelam o DNA da culinária alagoana, rica em cores e sabores.

Serão celebrados também os 20 anos da parceria entre a Associação e a Cerâmica Van Erven, responsável pela produção artesanal dos pratos comemorativos do evento Rio Bom de Mesa. A Van Erven conta com um time de 15 artesãos que produzem cerca de dois mil pratos por mês. Localizada em Araras, região serrana do RJ, a empresa já criou 1300 artes, tendo a mais recente delas a homenagem ao estado nordestino, tema da edição de 2014. A versão deste ano, pintada no estilo Naif, tem como cenário o Corcovado e traz imagens alegres e coloridas de ingredientes típicos e itens da cultura de Alagoas.

Prato RBM 2014_Alta

Em uma inédita parceria, as casas participantes – filiadas à Associação da Boa Lembrança – vão receber a companhia de restaurantes não associados, convidados para o festival. Outras ações também se destacam nesta edição, como aulas de culinária, merenda de uma escola executada pelos chefs participantes e o jantar beneficente, para 250 pessoas no Emporium Pax Jockey Club – Tribuna Social. O jantar será assinado pelos Chefs alagoanos, entre eles o Presidente da ARBL, André Generoso.

O Festival 2014 terá nomes como Casa da Suíça, Giuseppe, Complexo Victoria, Esch Café – Leblon e Centro, La Sagrada Família, Margutta, Margutta Cittá, O Navegador, Rancho Inn, Sushi Leblon, Espaço 7zero6 – do Rio de Janeiro; Alvorada e Parador Valência – de Petrópolis; Da Carmine – de Niterói; Banana da Terra, de Paraty; e o Bartro Bistrô, de Rio das Ostras.

O festival Rio Bom de Mesa em parceria com o Instituto da Criança também cumpre um papel social ao propor a contribuição voluntária de R$1 para apoiar iniciativas sociais no Rio e em São Paulo, como abrigos, creches e casas de assistência a pessoas vítimas de paralisia cerebral. A doação pode ser feita nos restaurantes participantes da edição do festival. Para saber quais são, acompanhe a página: www.facebook.com/riobomdemesa.arbl.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *