Negócios & Serviços

BNTM Nordeste 2014 teve frevo, maracatu, festa e muitos negócios

A Itaipava Arena Pernambuco, em Recife (PE), recebeu mais uma edição da BNTM (Brazil National Tourism Mart), que reuniu até o dia 30 de março, operadores de 33 países de todo o mundo para conhecer vários destinos turísticos do Nordeste. O encontro teve como objetivo maior, atrair investidores nacionais e internacionais, criando um ambiente de negócios que projetasse a região no mercado internacional.

Este ano, a BNTM apresentou um novo conceito e ofereceu os atrativos turísticos dos nove estados de forma integrada, através de roteiros temáticos e sensibilizando os mercados para os encantos da região que mais cresce no País.

A 23ª edição da BNTM Nordeste superou as expectativas. Em pesquisa realizada pela UptoDate, empresa responsável pela logística das rodadas de negócios, foi  apontado que 97% dos participantes convidados (buyers) ficaram satisfeitos com o resultado do evento.  O estudo revela ainda que foram realizados mais de 4 mil encontros de negócios entre suppliers e buyers, e que houve um aproveitamento de 100% nos agendamentos. Com essas negociações, aproximadamente R$ 210 milhões devem ser gerados ao longo de 2014, conforme sinalizado pelos buyers na pesquisa.

Rodada de negócios - BNTM Nordeste 2014. Foto: Flávio Japa / Exclusiva!BR

Rodada de negócios – BNTM Nordeste 2014.
Foto: Flávio Japa / Exclusiva!BR

Um dos diferenciais desta edição foi o novo formato da rodada de negócios, que teve como referência o estilo americano Pow Wow, em que as entrevistas são pré-agendadas entre buyers (operadores) e suppliers (fornecedores). Dos 33 países representados no evento, lideram Brasil (57), Argentina (40) e EUA (32). Já em relação aos suppliers, 14 estados brasileiros participaram, sendo Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte os que estiveram em maior número. O setor de hotelaria (68%) esteve em peso entre os fornecedores, seguido por agências (14%), operadoras (14%) e empresas de transportes (4%).

EM NÚMEROS – Foram 237 supliers, 220 buyers, 142 representantes governamentais e 193 institucionais inscritos. Entre os fornecedores, 14 estados participaram. Na rodada de negociações, cada buyer foi agendo com, pelo menos, 15 empresas.

O primeiro dia da BNTM 2014 terminou em grande estilo. A Secretaria de Turismo de Pernambuco e a Empetur ofereceram a festa de abertura para os buyers, suppliers e expositores na noite de quinta-feira (27/03) no Instituto Ricardo Brenand. Após um dia inteiro com capacitações e visita aos estandes institucionais, os participantes desfrutaram de um show do Maestro Spok que retratou musicalmente um pouco da história pernambucana. Já a festa de encerramento foi realizada na própria Itaipava Arena Pernambuco pelo Ceará, estado que receberá a BNTM 2015.

Maestro Spok  Foto: Anderson Stevens/Exclusiva!BR

Maestro Spok durante apresentação no Instituto Ricardo Brenand
Foto: Anderson Stevens/Exclusiva!BR

APP MOBILE – Foi lançado o aplicativo Curta Nordeste, plataforma de comunicação idealizada pelos nove estados para promoção integrada da Região. Leia mais sobre em: Curta Nordeste – app mobile com informações de todos os estados da região.

REVISTA DO BUYER – A publicação foi lançada durante a abertura da BNTM Nordeste 2014. O projeto inédito, produzido pela Exclusiva!BR Comunicação, conta com 136 páginas e textos em português, inglês e espanhol e serviu de base para as capacitações do evento, onde os 250 operadores receberam orientações e dicas de como promover cada destino da Região. Leia mais sobre em: Publicação lançada na BNTM Nordeste reúne informações e serviços úteis para operadores de turismo.

Alunos do Projeto Ganhe o Mundo que participaram como voluntários na BNTM 2014. Foto: Flávio Japa / Exclusiva!BR

Alunos do Projeto Ganhe o Mundo que participaram como voluntários na BNTM 2014.
Foto: Flávio Japa / Exclusiva!BR

GANHE O MUNDO – A novidade da edição 2014 da BNTM Nordeste foi a presença dos voluntários do Ganhe o Mundo, programa da Secretaria de Educação de Pernambuco, que promove o intercâmbio de estudantes da rede estadual de ensino para o aprimoramento das línguas estrangeiras. Durante os dois dias da BNTM Nordeste 2014 na Arena Pernambuco, eles atuaram em diversas áreas, como na Sala de Imprensa, nas Salas de Capacitação, na Área Institucional do Nordeste, além de prestar informações sobre a bolsa de negócios. Leia mais sobre em: Programa da Secretaria de Educação de Pernambuco foi um sucesso na BNTM 2014.

Jornalistas-BNTM Nordeste 2014. Foto: Flávio Japa/Exclusiva!BR

Jornalistas-BNTM Nordeste 2014.
Foto: Flávio Japa/Exclusiva!BR

Nos dias seguintes ao término do evento um pós-tour levou os operadores internacionais e jornalistas para conhecer Recife, Olinda, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha. Na oportunidade os jornalistas puderam participar do lançamento do livro “iconografia de Porto de Galinhas”. Saiba mais em: A leveza e o colorido dos ícones de Porto de Galinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *