Dicas & Destinos

O surpreendente estado do Arizona

O estado americano do Arizona surpreende os mais desavisados. O destino é formado por tantas paisagens diferentes e oferece uma gama tão grande de atividades que deve estar no roteiro de qualquer viajante. O cartão postal do estado é o famoso e majestoso Grand Canyon. O parque nacional surpreende pelo seu tamanho e beleza e seus paredões rochosos chegam a 1600m de altura. O rio Colorado corre selvagem por todo o parque e adiciona um novo elemento a paisagem. Existem três diferentes entradas para acessar esse mundo rústico e impressionante, a North Rim e South Rim, que ficam dentro do parque nacional, e a West Rim, onde localiza-se a ferradura de vidro Skywalk. Cada uma oferece uma experiência distinta aos visitantes.

Watson Lake, Prescott Arizona Foto: Jenalyn Janet Ferguson

Watson Lake, Prescott Arizona Foto: Jenalyn Janet Ferguson

O Arizona é composto por diferentes cenários. Na parte sul localiza-se a cidade de Tucson, onde a influência dos índios americanos, bem como da cultura country, é muito forte. O Deserto de Sonora, na área de Tucson, Scottsdale e Phoenix, é repleto de cactos gigantescos chamados saguaro, que só crescem nessa região do mundo, e que guarda um pôr do sol deslumbrante, iluminando em tons de vermelho e laranja o horizonte.

A capital do estado é Phoenix, que tem uma vida cultural bastante agitada e uma ótima estrutura para os turistas. As vinte cidades próximas a ela, como Scottsdale, formam a chamada Grande Phoenix. Essa região abriga uma enorme variedade de campos de golfe, resorts e spas de luxo, perfeitos para quem busca requinte, conforto e um tempo para esquecer da vida real e se desligar um pouco. Para os mais consumistas que não conseguem dizer não a boas compras, lá estão várias opções de famosos outlets, para quem deseja fazer suas compras de grifes famosas e levar lembranças da viagem para toda a família. Phoenix também é a “casa” de diversos times esportivos profissionais, eventos e renomados museus.

Na parte oeste do estado está o lago Lake Havasu, conhecido como a capital mundial do jet ski e um ótimo local para a prática de esportes aquáticos. E para quem gosta de motos e carros, o Arizona é lar da parte mais preservada da histórica Rota 66. A cidade de Kingman é parada obrigatória para quem viaja por esse clássico cenário cinematográfico.

No centro do Arizona fica a cidade de Sedona. As rochas vermelhas atribuem a ela um caráter místico e fazem com que seja visitada por quem busca essa energia. A yoga é muita praticada nessa região, perfeito para equilibrar o corpo e a mente.

Na parte norte encontramos os cenários mais conhecidos. Além do Grand Canyon, há também o Monument Valley, um parque que fica dentro do território indígena Navajo, marcado por formações areníticas gigantescas e uma cor predominantemente vermelha. Há também o lago Lake Powell, em que famílias passam uma temporada fazendo passeios de barco, pescando, nadando e interagindo com a natureza.

ARIZONA HAVASU FALLS - FOTO DIVULGAÇÃO

ARIZONA HAVASU FALLS – FOTO DIVULGAÇÃO

Há muitas outras paisagens e culturas no estado que podem ser vivenciadas. Para quem gosta de esportes de aventura, visitar o Arizona é uma ótima pedida. Atividades ao ar livre não faltam, desde rafting no rio Colorado no meio dos cânions, trilhas e caminhadas, passeios de 4X4, escalada, ciclismo e muito mais. E o melhor de tudo é que em cada uma delas, o aventureiro se encontra diante de uma inspiradora paisagem.

Matéria original publicada na Editoria de Viagem e Turismo do Portal SRZD 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *