Negócios & Serviços

Viracopos é eleito o melhor aeroporto do país na avaliação dos passageiros

 

O Aeroporto Internacional de Viracopos é o melhor aeroporto do País, de acordo com pesquisa com passageiros realizada pela SAC – Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República, no quarto trimestre de 2013, nos 15 aeroportos que serão utilizados na Copa do Mundo.

Administrado pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, o aeroporto da região de Campinas teve boa média entre os 41 indicadores pesquisados e aparece em primeiro lugar nos seguintes quesitos: “Instalação de estacionamentos”, “Tempo de fila check-in autoatendimento”, “Limpeza de banheiros” e “Velocidade de restituição de bagagem”.

Viracopos teve a média geral de 4,12, em uma escala que vai de 1 (péssimo) a 5 (muito bom). O segundo colocado foi Curitiba, com média geral de 4,07. A pesquisa da SAC é realizada trimestralmente.

Enquanto a nota de Viracopos foi de 4,12, a média nacional dos aeroportos do País foi de 3,82. Com isso, o aeroporto saltou da 10ª posição (1º trimestre de 2013) para a 1ª posição (4º trimestre de 2013).

No primeiro trimestre (janeiro a março) do ano passado, a nota foi de 3,65, a décima melhor. No segundo trimestre (abril a junho), a nota de Viracopos foi 3,8, a sétima no geral. No terceiro trimestre (julho a setembro), o aeroporto ficou com 3,97.

O desenvolvimento coincide com o início da operação da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que em fevereiro de 2013 passou a administrar totalmente o aeroporto.

“A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos investe significativamente e não mede esforços para implementar melhorias no aeroporto para tornar a experiência de viajar por Viracopos cada vez melhor. Viracopos foi eleito o melhor aeroporto do Brasil com o atual terminal e deve melhorar muito mais quando apresentarmos o novo terminal de passageiros que está em construção”, disse o diretor-presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster.

No quarto trimestre de 2013, a coleta de dados foi distribuída ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro, totalizando 18.213 entrevistas em todos os 15 aeroportos pesquisados.

Viracopos se pinta de rosa na luta contra o câncer de mama

Viracopos avançou em praticamente todos os indicadores pesquisados e voltou a ser o melhor em limpeza dos banheiros

O terminal também teve bom desempenho na agilidade do conjunto de operações de embarque e desembarque.

Medidas como a reforma de todos os sanitários e a construção de mais quatro permitiram a melhora. Além disso, a inspeção nos banheiros foi ampliada, com a alocação de funcionários de limpeza exclusivos.

Adequações dos espaços de check-in, aduana, área de embarque, emigração e imigração foram realizadas, refletindo em mais velocidade, segurança e conforto ao passageiro.

A integridade da bagagem e a velocidade de restituição de bagagem também foram destaque. Para tanto, os procedimentos foram reavaliados e novas medidas discutidas com as companhias aéreas, resultando na evolução.

Outros destaques foram a cortesia dos funcionários de diversos setores como, por exemplo, no atendimento do check-in.

O acesso ao aeroporto também melhorou significativamente durante 2013. No quesito instalações de estacionamentos, Viracopos saiu de 8ª para a 1ª melhor.

A Aeroportos Brasil Viracopos fez de Viracopos o primeiro aeroporto brasileiro a oferecer internet / wi-fi gratuito e por tempo ilimitado em todas as áreas – públicas e restritas – do terminal de passageiros. Com isso, o serviço saltou de 7º para 3º melhor.

A pesquisa

O Relatório Geral dos Indicadores de Desempenho Operacional em Aeroportos é realizado trimestralmente pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), ligada à SAC/PR.

Foram aferidas oito áreas, somando 41 itens de avaliação como acesso, procedimentos de embarque, instalação aeroportuária e o ambiente do aeroporto.

A pesquisa foi realizada por meio de entrevista presencial entre outubro e dezembro nos quinze aeroportos internacionais das cidades-sede da Copa do Mundo ou que se vinculam diretamente ao evento. Pelos usuários foram dadas notas de 1 (menor nota possível) a 5 (maior nota possível).

De acordo com a SAC, o mapeamento dos indicadores de desempenho aeroportuário brasileiro ajudam a SAC a aperfeiçoar a governança do setor. A ideia é que a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) analise os resultados da pesquisa e estipule metas para que os aeroportos se tornem mais eficientes na percepção do passageiro.

A partir do mapeamento, os aeroportos deverão desenvolver um plano de gestão para manter as avaliações positivas e melhorar os indicadores das áreas que com baixa avaliação do passageiro.

A cada trimestre, a SAC/PR divulga resultados da pesquisa de Indicadores de Desempenho Operacional. Este levantamento está sendo realizado desde janeiro de 2013.

Melhorias realizadas em Viracopos:

– Ampliação das áreas de embarque de 2.500m² para 5.000m²;

– Reforma de todos os conjuntos de banheiros e construção de mais quatro novos, totalizando 15 novos conjuntos de banheiros;

– Ampliação do número de vagas de estacionamento, passando de 2.000 vagas para 3.500 vagas;

– Aquisição de 4 novos ‘super caminhões de bombeiros’;

– Entrega do estacionamento coberto “prime” com 200 vagas;

– Instalação de câmeras, guaritas elevadas e painéis de vagas no estacionamento;

– Construção do novo estacionamento para caminhoneiros;

– Instalação do sistema “sem-parar” no estacionamento e caixas de autoatendimento no TPS;

– Entrega do canil para a Polícia Federal e Receita Federal;

– Implantação de 600m cobertura da passarela ligando os bolsões de estacionamento ao TPS;

– Inauguração do free shop;

– Inauguração da sala VIP;

– Inauguração de novos restaurantes e estabelecimentos comerciais;

– Iluminação em LED da rodovia de acesso ao aeroporto;

– Criação de um site oficial de Viracopos;

– Homologação da Anac para receber os super-cargueiros Boeing 747-8F;

– Regularização do comércio de ambulantes no aeroporto;

– Combate ao estacionamento em vagas irregulares;

– Reforma das instalações do atual Terminal de Passageiros;

– Construção de terminal rodoviário de ônibus com 10 baias;

– Novo serviço de taxi executivo;

– Entrega do novo pátio de aeronaves ATRs com 5 posições;

– Além disso, a obra do novo terminal de passageiros, com capacidade para 14 milhões de passageiros/ano, segue dentro do cronograma (68% concluída).

Confira os relatórios das pesquisas no site da SAC:

www.aviacaocivil.gov.br/estudos-e-estatisticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *