Gastronomia etc.

Governo de Minas Gerais estabelece a gastronomia mineira como prioridade

 

Com a nova reforma administrativa implementada pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, a gastronomia mineira adquire status de superintendência, dentro da estrutura da nova Secretaria de Estado de Turismo e de Esportes. A pasta centralizará as competências em atividades como a gastronomia. Com isso, a sua gestão ganha maior autonomia, agilidade e intensidade, como vetor de desenvolvimento.

A grande novidade é que o Circuito Cultural da Praça da Liberdade recebe de presente o pólo da gastronomia, a ser integrado pelo eixo da Rua da Bahia. “Em frente ao Minas Tênis Clube, um casarão será restaurado para transformar-se em Agência de Fomento à Gastronomia Mineira”, revelou o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho.

comida-mineira

O local servirá muito mais do que ponto de divulgação desse bem imaterial mineiro que é a culinária. Agregará eventos, demonstrações, intercâmbio de receitas da alta gastronomia com os ingredientes e pratos típicos, de raiz. Também agregará conhecimentos e pretende ser meio difusor e de troca de experiências da arte e saber dos aromas e dos sabores.

O Secretário anunciou também a implementação da política de regionalização do variadíssimo cardápio espalhado pelo Estado. Serão exploradas e incrementadas como negócios a criatividade e as práticas da cozinha de Minas por região. “A diversidade culinária corresponde ao exercício da política de governo de diversificação da economia mineira, ainda dependente da mineração”, concluiu.

MG-gastronomia

Além disso, foi lançado um hotsite (mgoestadodagastronomia.com.br) que abrigará informações sobre gastronomia mineira, receitas, notícias e eventos. Nele haverá um espaço para cadastro dos empreendimentos de gastronomia e apoio à tradução de cardápios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *