Negócios & Serviços

"Blogueiros de Viagens: Os Novos Mediadores entre Turistas e Destinos" foi apresentada no Festuris

 

A palestra “Blogueiros de Viagens: Os Novos Mediadores entre Turistas e Destinos”, comandada por Naira Amorelli do Portal Embarque de Viagem, que aconteceu durante a 25ª edição do Festival de Turismo de Gramado, com a participação de Roberta Martins do Blog Territórios e da Diretora Comercial da Empetur – Empresa de Turismo de Pernambuco, Luciana Fernandes, foi uma boa conversa sobre o universo dos blogs de viagens, mídias sociais e algumas ações bem sucedidas.

Naira Amorelli falou sobre uma das maiores queixas dos agentes de viagens, “o fenômeno internet na decisão de compra do cliente”, e mencionou que muitas pessoas ainda insistem em considerar que o blogueiro de turismo é uma verdadeira “pedra” no sapato quando na verdade o blogueiro pode ser seu grande aliado.

Naira Amorelli no Festuris 2013Segundo Naira Amorelli, o agente é o responsável pelo planejamento quando a ideia de viajar ainda é um sonho e depois a coisa vai tomando corpo e dá continuidade nos detalhes até chegar na execução, e no bom serviço prestado. O Blogueiro é uma fonte muito rica de informações para o agente se especializar em destinos por exemplo. “A cada dia é mais comum termos os profissionais mais focados em mercados específicos e com os blogs não é diferente. Existem diversos nichos com conteúdo riquíssimo e variado. O que costuma variar de um para outro é a linguagem que cada um tem e isso é uma questão de adequação, de identificação“. Comentou.

Ai vocês se perguntam, onde pesquiso os blogs de viagem para ajudar a planejar o roteiro do meu cliente? Hoje tudo começa pelo Google, mas vocês podem pesquisar nas páginas da ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem e na RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem, por exemplo, nelas vocês terão quase 500 blogs de viagem para explorar! A ABBV abbv.net.br é uma organização que regulamenta e defende os interesses dos blogs, e a RBBV rbbv.com.br é uma comunidade que funciona como diretório para auxiliar os viajantes na busca de informações sobre diversos destinos, e obviamente existem os blogs independentes que não fazem parte de nenhum grupo.

Sabendo identificar o que seu cliente deseja, fica muito mais simples se abastecer de informações para que a venda seja concluída, já que os sites comuns de destinos turísticos são muito impessoais, sem emoção e nem sempre passam as informações que necessitamos. O grande barato nos dias de hoje é ir além, e mais do que um diferencial, isso pode ser o limite entre a existência ou não de uma parceria entre o cliente e o agente de viagens. Isso comprova que você é um profissional completo, caso contrário, você será apenas um vendedor de pacote e nada mais. Concluiu Naira Amorelli antes de chamar a blogueira Roberta Martins.

A blogueira falou da importância de se buscar alternativas inovadoras e originais de promover destinos utilizando as experiências vivenciadas pelos blogueiros de turismo, falou de uma ação recente promovida para blogueiros em Barbados, onde informou aos presentes como o olhar de um blogueiro pode ser diferente de um agente de viagens e que pode ajudar o agente na hora de fechar um negócio, o Adventure Bloggers também foi pauta e como ações assim promovem destinos pouco explorados e como o Agente pode usar isso para auxiliar clientes que procuram viagens diferenciadas, comentou também sobre o aplicativo Monte Roraima, um guia essencial para quem deseja viver uma das aventuras mais espetaculares da América do Sul. “É um guia de viagens autoral mostrando uma vivencia real de forma interativa e inovadora. É outra ferramenta que as agências podem utilizar para facilitar a vida do cliente, afinal quem esta interessado no destino pode adquirir produtos e serviços ali mesmo no ambiente do aplicativo” comentou Roberta.

A diretora de Marketing da Empetur, Luciana Fernandes apresentando a revista  Curta Pernambuco.

A diretora de Marketing da Empetur, Luciana Fernandes apresentando a revista Curta Pernambuco.

Órgãos oficiais, secretarias de turismo, entre outros, estão a cada dia mais acompanhando o que vem acontecendo na blogosfera, e o case “CURTA PERNAMBUCO” não poderia ficar de fora, pois Pernambuco está investindo cada vez mais em mídias digitais para se comunicar com os turistas.

A diretora de Marketing da Empetur, Luciana Fernandes, começou falando da ação Curta Pernambuco, que disponibiliza dicas do destino através do site curtapernambuco.com.br, Facebook, Twitter e Instagram, além da hashtag oficial #EuCurtoPE, segundo Luciana, a FanPage do Estado possui mais de 100 mil fãs e é a página de destino no Brasil com maior número de seguidores. “A expectativa é chegar ao final de 2014 com 1 milhão de fãs. Aprendemos como trabalhar as mídias e agora estamos investindo forte para alcançar essa meta”, disse.

De acordo com diretora de Marketing da Empetur, cerca de 10% de toda verba de publicidade do Estado será voltada para dar mais visibilidade no Projeto Curta Pernambuco nas mídias sociais e na internet.

Maria Luciana Alves Nunes, Diretora de redação das revistas Curta Pernambuco e da Curta Nordeste e a diretora de Marketing da Empetur, Luciana Fernandes.

Maria Luciana Alves Nunes, Diretora de redação das revistas Curta Pernambuco e da Curta Nordeste e a diretora de Marketing da Empetur, Luciana Fernandes.

Também participou da palestra Maria Luciana Alves Nunes, Diretora de redação das revistas Curta Pernambuco e da Curta Nordeste, de acordo com Luciana Nunes, depois das mídias digitais foi a vez do lançamento da revista Curta Pernambuco, que já está em sua décima edição. “A revista é distribuída gratuitamente em hotéis, táxis, restaurantes e aeroportos. É bimestral e tem tiragem de 20 mil exemplares”, disse. Seguindo o sucesso, foi lançada ainda a revista Curta Nordeste, que abrange outros estados na divulgação, tem tiragem de 20 mil exemplares e é trimestral.

Ao final da apresentação as palestrantes convidaram algumas pessoas que assistiram a palestra para tirarem um foto com as plaquinhas com hashtags do projeto CurtaPE.

As plaquinhas com hashtags do projeto CurtaPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *