Negócios & Serviços

Segmento turístico emprega mais de 10 milhões de pessoas

 

Em setembro, a receita cambial referente aos gastos dos turistas estrangeiros que estiveram no Brasil bateu mais um recorde histórico. A entrada de dólares via turismo no país, no mês passado, chegou a US$ 505 milhões, percentual 14,39% superior ao mesmo período de 2012. “Recursos beneficiam diretamente 10 milhões de brasileiros que trabalham com turismo”, lembra presidente da Embratur.

O presidente da Embratur, Flávio Dino, comemora o novo recorde e ressalta a importância desses recursos para o desenvolvimento econômico e geração de renda no país. Para ele, o aumento da entrada de divisas depende do aprofundamento do debate sobre competitividade do setor frente a outros mercados. “Venho repetindo que a chave para sustentar o crescimento da entrada de turistas estrangeiros agora e após os megaeventos é oferecer bons serviços a preços justos. Tudo isso é questão de respeito ao consumidor internacional”.

Flávio DinoFlávio Dino, destacou a importância do turismo brasileiro e quanto o setor representa no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e geração de renda no país. “Hoje temos o segmento turístico atuando com cerca de 3,6% do PIB brasileiro e empregando 10 milhões de brasileiros”, disse Dino, que também deu um panorama geral sobre o turismo e suas atividades geradoras de empregos e negócios, e comentou sobre a influência do turismo intrarregional. “Quando olhamos países como França e Espanha, que já possuem o setor altamente desenvolvido, nos perguntamos por que não alcançamos os mesmos resultados? É que essencialmente, 85% desse turismo é intrarregional e os turistas que circulam por esses países são europeus. A pessoa vai de um país para o outro de trem”, exemplificou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *