Dicas & Destinos

Alcino Estalagem: uma pousada com lindo estilo colonial, astral fantástico e um dos melhores cafés da manhã do Brasil

Por: Alison McGowan

Alcino Estalagem foi uma das primeiras pousadas que encontrei quando comecei a minha busca pelas melhores pousadas do Brasil para a Hidden Pousadas Brazil. E continua sendo uma das favoritas pela sua localização, pelo convívio com outros viajantes e, principalmente pelo café da manhã, que se destaca entre os melhores cafés da manhã do Brasil.

A pousada está situada um pouco acima da estrada principal da entrada para Lençóis. É impossível não a reconhecer da rua – um casarão imponente em estilo colonial pintado de amarelo e com janelas azuis. Parece um casarão antigo mas a verdade é que é uma reprodução fiel do original, feito com paixão e amor pelo dono da pousada, o ceramicista e artesão Alcino.

Alcino Estalagem, Chapada Diamantina, Bahia

Alcino Estalagem, Chapada Diamantina, Bahia

Não querendo deixar de visitar as atrações da Chapada Diamantina como o Morro do Pai Inácio e a Cachoeira da Fumaça, cheguei no ônibus da tarde e fui logo no centro de Lençóis (há 7 minutos a pé da pousada) para comprar um tour para sair no dia seguinte às 8 horas, pick up na pousada. Achei que tinha planejado tudo da melhor maneira, deixando meia hora para tomar o café da manhã. Negativo. Precisava pelo menos o dobro do tempo! Primeiro porque todos os hóspedes tomam café da manhã juntos numa mesa enorme onde começam a dar suas dicas e a compartilhar histórias. Segundo, é o próprio café da manhã. A mesa já está repleta de coisas deliciosas quando você senta mas em seguida começam a aparecer a cada minuto mais coisinhas vindas da cozinha – quentes, frios, bolos, yogurtes, pastéis. Teria ficado por horas se não tivesse aquele tour para fazer!

Chapada Diamantina - Bahia

Chapada Diamantina – Bahia

Mais tarde, exausta, sentada na sala de leitura da pousada trocando ideias com o Alcino, tomando uma cachaça bem boa e suave, me dei conta que estava com um grande achado nas mãos. Alcino Estalagem é simplesmente uma pousada linda e aconchegante com astral imbatível que combinaria com qualquer viajante independente, brasileiro ou estrangeiro, que quer curtir bem uma região extraordinária do Brasil, a Chapada Diamantina. A estalagem do Alcino vale realmente diamantes de verdade!

Chapada Diamantina - Bahia

Chapada Diamantina – Bahia

Veja mais:

Sobre Alcino Estalagem
Sobre a Chapada e as outras pousadas na Hidden Pousadas Brazil
Sobre outras pousadas em outras regiões do Brasil

Maiores informaçes sobre Chapada Diamantina:

https://www.guialencois.com.br
https://www.guiachapadadiamantina.com.br/
https://www.trilhaseaventuras.com.br/ecoturismo/destino.asp?lugar=28
https://ecoviagem.uol.com.br/brasil/bahia/parque-nacional/chapada-diamantina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *