Dicas & Destinos

Curaçao – um sonho azul da cor do mar

A maior ilha do arquipélago das Antilhas Holandesas está localizada a 53 km da costa Venezuelana, possui uma boa estrutura turística e é um dos melhores pontos de mergulho do mundo. Ela é a ilha que completa o famoso ABC do Caribe, formado por Aruba, Bonaire e… CURAÇAO.

Curaçao barco

Com uma paisagem mesclando entre o desértico e o mar mansinho, a vida submarina tem uma rica variedade de corais. Com visibilidade média de 30 metros, podendo chegar a 40, não deixe de encarar os cilindros para fazer um mergulho com uma média de 500 peixes e mais de 50 espécies de corais.  Ao todo a ilha conta com 38 praias e 60 pontos de mergulho em águas muito cristalinas e com temperatura em torno de 26 graus.

Curacao1

O grande barato é que com tamanha visibilidade é possível ficar frente a frente com cardumes de peixes multicoloridos, arraias e tartarugas marinhas e ainda curtir uma atração no mínimo muito surreal. Imagine estar mergulhando, se encantando com os peixinhos lindos e encontrar um monte de carros antigos afundados? Pois é isso mesmo. A proposta era criar uma barreira de arrecifes que com o passar dos anos fosse coberta com belos exemplares da flora submarina. Hoje, além das plantas, os carros servem de abrigo à grande variedade de peixes e animais.

Praias e agito

Se a sua ideia não é passar uma longa temporada por Curaçao, não vai ter tempo de visitar todas as praias da região. O lado bom é que as distâncias entre as praias são curtas e se você perguntar diretamente pelas que quer conhecer, fica bastante fácil. E para facilitar ainda mais, é só alugar um carro, mesmo que seja por um dia e explorar a ilha com total liberdade.

Não deixe de ir às praias de Jan Thiel Beach, Kenepa, Kontiki Beach e Port Marie. Todas estas são públicas e valem a visita. Se a sua proposta é algo mais exclusivo e com certa mordomia, existem praias particulares que funcionam como parques. Uma das mais visitadas é a Seaaquarium Beach, onde a atração principal é nadar com golfinhos.

Se der tempo, inclua também uma visita à praia da Baía azul (praia também paga) que fica a oeste da capital com bares, restaurantes e um parque infantil. E se você curte passeios náuticos, tem também um centro esportivo bem legal para completar o leque de atrações.

Drinks

A vida noturna na região de Willemstad é bastante agitada e onde um dos lugares mais animados é o Barbarossa, um restaurante a bordo do barco Negrita que fica ancorado na cidade. Existem também Cassinos, bares com música ao vivo e as famosas boates à beira-mar na costa oeste para badalar a noite toda. Não deixe de experimentar o famoso licor Curaçao Blue que pode ter as cores verde, vermelha, amarela ou branca, mas sempre com o gostinho de laranja, típico dessa invenção local. E a parte gastronômica, como é? Um espetáculo pode acreditar em mim. Não deixe de provar o Potage de Banane como entrada, que lembra uma sopa de cebola, mas com gosto de banana. Outra delícia também é o La Potence que são diferentes tipos de carne em um espetinho. Para a sobremesa, o Tiramissu é aclamado como o melhor de todo o Caribe.

[easyrotator]erf_52_1372367756/erc_7_1372367775[/easyrotator]

A capital Willemstad possui cerca de 300 sobrados coloridos, de estilo colonial holandês que dão um toque de beleza especial para a cidade, ela também é dividida em duas partes separada pela baía de Santa Anna – Punda e Otra-banda. A cidade, aliás, tem seu Centro Histórico tombado pela UNESCO como patrimônio da humanidade desde 1997.

Dicas para viajar:

  • Por estar fora das rotas dos furacões, a viagem é indicada para todos os meses, porém, a estação das chuvas é entre outubro e fevereiro;
  • O idioma local é o papiamento e o holandês, mas o inglês e o espanhol também são falados;
  • Não é necessário visto;
  • Não é obrigatória para brasileiros a vacina para febre amarela, mas é recomendada;
  • O fuso horário é de uma hora a menos que Brasília;
  • A moeda local é o Florim das Antilhas;
  • A rede hoteleira é muito bem servida. Boas indicações de hotéis são: Hayatt Regency Curacao Golf, Resort, Spa & Marina e o Lions Dive & Beach Resort.
  • As melhores opções de voos para chegar a Curacao são de Avianca, via Bogotá e Copa, via Panamá.

Com tantas atrações, Curaçao certamente vai surpreender você. Boa viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *