Festival de Turismo das Cataratas é referência em sustentabilidade

A experiência do festival, de compensar as emissões de gases de efeito estufa com o plantio de árvores, já é recomendada para outros eventos. O Festival Internacional de Cinema de Curitiba – Olhar de Cinema, que acontece entre 6 e 14 de junho, na capital paranaense, vai adotar a experiência do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu para compensar as emissões de gases de efeito estufa.

As emissões, referentes ao combustível gasto pelos participantes para se deslocar até o evento, à impressão de material gráfico, aos resíduos sólidos gerados e à energia elétrica utilizada, entre outros fatores, são compensadas com o plantio de mudas de árvores nativas.

Em 2012, mais de 6 mil pessoas participaram do festival, incluindo 24 caravanas de seis estados e seis vindas do Paraguai, Argentina, Uruguai e Peru. A empresa Ambiental Castelli, contratada pelo Festival de Turismo, calculou que o evento gerou 37 toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE) e, para compensar, foi feito o plantio de 294 mudas de árvores nativas.

Os organizadores do Festival Internacional de Cinema de Curitiba foram aconselhados por funcionários do BNDES a buscar a experiência do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, aprovada pela qualidade do trabalho e dos resultados. O banco foi um dos patrocinadores do evento de Foz do Iguaçu.

evento-neutro-co2

O Festival de Turismo, que este ano será entre 12 e 14 de junho, no Rafain Palace Hotel, ganhou o direito de ostentar o selo Evento Amigo do Meio Ambiente, concedido pelo Instituto Brasileiro de Florestas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *