Negócios & Serviços

Ano do Brasil em Portugal – programação diversificada na reta final

Dez de junho é o Dia Nacional de Portugal e coincide com o encerramento do Ano do Brasil em Portugal, a mostra de dez meses sobre a produção cultural brasileira, promovida pela Funarte-Fundação Nacional de Artes com o apoio da Embaixada do Brasil em Lisboa, para atualizar a visão dos portugueses sobre a criação nacional de música, dança, teatro, cinema, fotografia, artes plásticas e literatura.

Na última semana do Ano do Brasil em Portugal, a programação será intensificada com atrações gratuitas ou a preços reduzidos (até 5 euros ou R$ 13,50). No Espaço Brasil, o principal local para a realização de eventos em Lisboa (na LX Factory, Bairro de Alcântara) haverá shows de terça-feira (4) a domingo (9). Entre as atrações estão José Miguel Wisnick, Ná Ozzetti e Ed Motta. Conforme o dia, os shows começam às 21h ou às 22h.

Na sexta-feira e no sábado (7 e 8), no mesmo Espaço Brasil (a partir das 9h30), haverá o Encontro Luso-Brasileiro de Territórios Criativos, para o intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre a criatividade como motor do desenvolvimento. No domingo, serão exibidas peças produzidas pelo Polo Joalheiro do Pará, na exposição Cultura e Natureza – O Luxo do Design, Moda e Manualidades da Amazônia.

A partir de terça-feira (4), no cineclube que funciona também no Espaço Brasil, serão reapresentados documentários já mostrados durante a programação do Ano do Brasil em Portugal, como Waldick, de Patrícia Pillar; Rock Brasília, de Wladimir Carvalho, e Canção do Exílio, de Geneton Moraes Neto. As sessões começam às 21h30.

Filmes brasileiros inéditos em Portugal poderão ser vistos a partir de quinta-feira (6) no Centro Cultural de Belém, em sessões à tarde e à noite (das 14h30 às 20h30). A programação inclui A Música Segundo Tom Jobim, de Nelson Pereira dos Santos, Flores Raras, de Bruno Barreto, e A Busca, de Luciano Moura.

Fora de Lisboa, em Alcobaça, poderá ser vista a exposição Obranome, que reúne trabalhos de vários artistas plásticos. No Porto ocorrerá a exposição Pneumática, do artista plástico Paulo Paes. O Porto também receberá o concerto de Bethânia (dias 7 e 8, sexta-feira e sábado).

Os organizadores do Ano do Brasil em Portugal ainda discutem a viabilidade de manutenção de algumas atividades e buscam patrocínios para a extensão do prazo de funcionamento do Espaço Brasil em Lisboa.

Matéria de Gilberto Costa
Correspondente da Agência Brasil/EBC
Edição: Eduardo Madeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *